TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da gestão financeira na gestão de negócios

Relatório de pesquisa: Importância da gestão financeira na gestão de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.051 Palavras (25 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 25

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – Índices

(Contador)

1. Introdução

Uma empresa pode ter excelentes produtos, qualidade impecável, boa penetração distribuição no mercado, boa rentabilidade em relação a preços e custos e mesmo assim ir a falência. Bastam algumas decisões erradas da administração financeira e pronto, lá se foi a empresa. Um exemplo disso seria: o dono da empresa, satisfeito como sucesso de sua idéias, de seus produtos e da sua equipe de vendas, resolve comprar uma sede própria com

recursos gerados a curto prazo. Por não ter analisado corretamente o fluxo de recursos, dinheiro para pagar alguns fornecedores; esses fornecedores mandam os títulos de cobrança para o cartório, e a empresa é protestada. Com esses protestos divulgados pelo SERASA, (entidade que mantém dados de empresas e pessoas físicas para os bancos), os bancos cortam as linhas de crédito da empresa, os fornecedores também cortam o crédito, corre todo o tipo de boato pelo mercado e, assim, uma empresa que tinha tudo para dar certo acaba falência. Outras decisões comuns que acabam exatamente da mesma forma podem ser: compra de equipamentos para expansão sem uma abalize correta dos prazos e taxas de financiamento, ou a compra de grandes quantidades de matéria-prima para aproveitar uma oportunidade de preço. Na verdade, podemos dar uma infinidade de exemplos de decisões que atrapalham a vida financeira de boas empresas.

No outro extremo, podemos falar de empresa ruim, com produtos antiquados, baixa qualidade, baixa produtividade e que, através de uma administração financeira positiva, chega ate a ser lucrativa. Este fenômeno foi muito comum no Brasil, na época em que a inflação era vertiginosa e a chamada "ciranda financeira" pagava altíssimos juros e correção monetária. Bastava que alguém soubesse receber a curto prazo e esticar os prazos para pagar. Aplicando no mercado financeiro os recursos assim obtidos, gerava-se uma remuneração excelente. Em resumo: o melhor negócio que havia no Brasil era administrar recursos de terceiros por algum tempo, ou não remunerados ou remunerados a taxas abaixo das oferecidas pela "ciranda financeira". Portanto, uma empresa ruim sob o ponto de vista operacional, como a descrita acima, poderia servir para gerar fluxos de caixa favoráveis para serem aplicados no mercado financeiro e se tomar lucrativa.

Com o Plano Real, que derrubou drasticamente a inflação, e portanto a correção monetária, podemos observar que empresas como a acima descrita passaram a ter grande ¬dificuldades, pois não eram competitivas em termos de produtos, qualidade, produtividade etc. Típicos exemplos são os bancos, grandes magazines e uma grande parte das empresas brasileiras cm geral.

Empresas que sabem aproveitar oportunidades que surgem no mercado financeiro:

sem no entanto descuidar dos outros aspectos empresariais envolvidos, acabam se desenvolvendo e firmando sólida posição de mercado.

Pelo que foi exposto até aqui, podemos verificar facilmente a importância da administração financeira na gestão de empresas.

2. Análise de Indices

No capítulo Contabilidade Geral, foi mostrado o que significam os demonstrativos contábeis: balanço e demonstração de resultado do período. Neste capítulo, aprenderemos a analisar e interpretar esses demonstrativos, através de índices financeiros.

Os objetivos fundamentais das análises financeiras interessam a:

1. gerentes e administradores, para analisar a performance da empresa e orientar suas decisões para melhoria do desempenho;

2. bancos, instituições de crédito e fornecedores, para analisar o endividamento da empresa e as condições que ela possui para pagar seus compromissos; e

3. acionistas, quotistas e donos de empresas, para analisar a lucratividade. evolução do valor patrimonial, a performance dos administradores, a segurança financeira da empresa e suas perspectivas a longo prazo.

Os Índices financeiros, de modo absoluto, já nos dão uma série de evidências a respeito da situação financeira da empresa. Mas, em geral, três tipos de procedimento são usados para dar-lhes efetividade, a saber:

- análise temporal: analisando a evolução dos índices através de vários períodos consecutivos, pode-se ter uma noção de como a empresa vem evoluindo em vários aspectos;

- análise comparativa: comparando os índices da empresa com os de outras empresas do mesmo ramo, ou com a média dessas empresas pode-se saber como se encontra a nossa empresa em relação aos concorrentes, o que permite muitas conclusões e decisões para melhorar a situação da empresa. Conforme o ramo atividade, pode ser mais fácil ou mais difícil conseguir dados para fazer essas comparações; e

- análise absoluta: como já foi dito, o valor de um índice em si, para analistas experientes, já contém muitos significados. Por exemplo: um índice endividamento alto a curto prazo, somado a uma conjuntura de crédito difícil e altas taxas de juros, pode permitir antever sérios problemas para a empresa

3. Principais índices

3.1 Índices de Liquidez

a) Índice de Liquidez Corrente

ILC = AC/PC

Dá uma idéia da forma como os valores que podem ser obtidos a curto prazo fazem frente aos valores que devem ser pa~os a curto prazo. Mesmo um valor favorável deste índice pode esconder problemas de prazo, pois pode-se não ter dinheiro para enfrentar pagamentos dos próximos dias, vencimentos anteriores a recebimentos; ou os estoques considerados no ativo circulante podem não ser fáceis de vender e transformar em dinheiro. Até, em função disso, define-se um índice que não leva em conta os estoques conforme segue:

b) Índice de Liquidez Seco

ILS = (AC – Estoque)/PC

A transformação rápida de estoques em dinheiro pode exigir grandes descontos de preço, muitas vezes levando a prejuízos pela venda abaixo do custo. Mesmo assim, se multas e juros forem muito altos, pode valer a pena ter prejuízo com a venda de estoques.

c) Indice de Liquidez Imediata

ILI = Disponível/PC = (Caixa + Bancos + Títulos CP)/PC

Este índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com