TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras

Por:   •  24/11/2016  •  Artigo  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras é para iniciar e estruturar uma empresa, bem como para manter suas atividades. As demonstrações financeiras, tem a finalidade de trazer informações vitais para tomada das decisões de seus usuários. Trata de um relatório contábil o qual indica modificações na posição financeira da companhia e é necessária para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização.

Quanto a origem dos recursos se dá por recursos próprios e recursos de terceiros, compondo o Passivo e o Patrimônio Liquido da empresa. Os recursos próprios é a formação do patrimônio da empresa, seu capital social ou capital próprio, o qual poderá ser acrescido através de recursos dos sócios. Quando das próprias operações, quando as receitas do exercícios são maiores que as despesas, ou seja, resultam do lucro liquido apurado exclusivamente das operações regulares da empresa. Assim, se houver, teremos uma origem de recursos, se houve prejuízo teremos uma aplicação de recursos.

As dividas assumidas pela empresa para exercer suas atividades, são chamados de recursos de terceiros, os quais podem ser bens ou serviços , tais como pagamentos de salários, impostos, fornecedores, etc.

O passivo e o patrimônio liquido representam os recursos tomados pela empresa, recursos aplicados no ativo da empresa, ou sejam, podem ser financiamentos, empréstimos bancários e créditos de funcionamento, recusros estes disponíveis nas aplicações, nos estoques, nos imobilizados, nos investimentos e no ativo.

Os empréstimos feitos e pagáveis a curto prazo não são considerados como origem de recursos para fins dessa demonstração, pois não alteram o capital circulante liquido. Nesse caso, há um aumento de disponibilidades e, ao mesmo tempo, do Passivo circulante.

O Ativo representa onde foi aplicado o recurso e o passivo de onde veio.

A depreciação, amortização ou exaustão, por representarem uma recuperação de fundos, devem ser adicionadas ao lucro líquido apurado no exercício, para efeito de elaboração da demonstração das origens e aplicações de recursos.

As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período. As aplicações de recursos mais comuns que implicam na variação do Capital Circulante Líquido são as seguintes:

1) Imobilizações

Ocorrendo a aquisição de bens para Ativo Imobilizado, investimentos permanentes ou aplicações de recursos no Ativo Diferido, tais fatos representam aplicações de recursos e consequentemente refletem numa variação líquida negativa do Capital Circulante Líquido.

2) Redução do Passivo Exigível a Longo Prazo

A amortização de empréstimos a longo prazo significa, em princípio, uma redução do passivo exigível a longo prazo e representa uma aplicação de recursos. Por outro lado, a obtenção de um novo financiamento representa uma origem de recursos. Tendo em vista que o conceito de recursos é o Capital Circulante Líquido, a mera transferência de um saldo de empréstimo do Exigível a Longo Prazo para o Passivo Circulante, por vencer no exercício seguinte, representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com