TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras? Qual é a finalidade desses?

Por:   •  15/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE FRANCA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO DE CAMPO GRANDE

Análise das Demonstrações Financeiras


Objetivo:

  • Assimilar os conteúdos abordados nas Unidades estudadas.

Tema abordado:

  • A importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras e a sua finalidade.

Luciene Souza da Silva

Matricula: 1322198

EAD – Ciências Contábeis, 7º Semestre.

Tutor: Marcelo Silva

Aripuanã - MT

Fevereiro/2016

 Qual é a importância da origem e aplicação dos recursos no contexto das demonstrações financeiras? Qual é a finalidade desses?

As demonstrações financeiras têm a importância e a finalidade de demonstrar as informações que são úteis para as tomadas de decisões de seus usuários e entre as demonstrações contábeis e financeiras temos a que chamamos de “demonstração das origens e aplicações de recursos, mais conhecida como DOAR, que é um relatório contábil que indica modificações na posição financeira da companhia e é necessária para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização, pois demonstra a origem e aplicação dos recursos da entidade.

Na origem dos recursos, os mesmos são próprios da empresa, ou seja, os que formam seu patrimônio, como o capital social, lucro do exercício acrescido de depreciação, amortização e ajustado pela variação nos resultados de exercícios futuros, como no caso dos financiamentos.

Já suas aplicações são em dividendos e distribuídos em aquisição de direitos do ativo imobilizado, aumento do ativo realizável em longo prazo, dos investimentos e do ativo diferido e redução do passivo exigível em longo prazo, e tem como representante das aplicações destes recursos os investimentos, e assim se inicia a estrutura da empresa.

Assim concluímos que a DOAR tem por objetivo apresentar de forma ordenada as informações relativas às operações de financiamento e investimento da empresa durante o exercício, e demonstrar as alterações na posição financeira da mesma, onde o passivo “origem” representa de onde veio o recurso e o ativo “aplicação”, onde foi aplicado o capital, e assim, tomando posse destas informações o gestor terá sucesso na hora de tomar as decisões no que se refere à parte financeira da empresa.

REFERENCIAS

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstorigaplirecursos.htm, acesso em 04 de fevereiro de 2016.

http://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/estrutura-analise-financeiroeconomica-das-demonstracoes-.htm, acesso em 04 de fevereiro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com