TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância de tomar decisões empresariais úteis de acordo com os relatórios contábeis

Pesquisas Acadêmicas: Importância de tomar decisões empresariais úteis de acordo com os relatórios contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Desenvolvimento 4

2.1 Funções administrativas 4

2.2 Conceito de Patrimônio 4

2.3 Fontes (origem) de Recursos 5

2.4 Analise de Mercado 5

2.5 Demanda oferta e equilíbrio de mercado...................................................5

2.6 Estruturas de mercado............................................................................6

2.7 Contabilidade Social como ferramenta de informação para a

responsábilidade social................................................................................................6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão expostos tópicos que mostraram como funciona uma empresa, desde a sua administração, economia e estrutura. Estes fatos servem como uma base para que se tenham resultados positivos e consequentemente no crescimento de uma empresaria, desde o fornecedor ao consumidor tendo a Contabilidade como o elo indispensável na sua trajetória.

2 DESENVOLVIMENTO

É em todos os setores da empresa que a contabilidade deve atuar de maneira a auxiliar os profissionais na execução de suas tarefas, deve a ciência contábil ser utilizada como forma de FERRAMENTA EMPRESARIAL, fornecendo informações úteis para cada setor da empresa e consequentemente servindo de elo entre todas as áreas.

“A Contabilidade tem como função fornecer informações úteis para as tomadas de decisões” (MARION, 2003)

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Quando considerados de forma separada, planejamento, organização, direção e controle constituem Funções Administrativas que inicialmente foram formuladas por Fayol. É importante definir que o administrador tem a necessidade de fornecer dados, de informações corretas para a parte contábil da empresa, para que se tenha uma boa tomada de decisões.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Existem varias definições sobre Patrimônio, podemos começar citando Patrimônio em Contabilidade: “Parte jurídica e material da azienda” (FERREIRA, 1994, P.488)

Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

O Conselho Federal de Contabilidade (2006, p.19) diz que os princípios fundamentais da contabilidade se diferenciam em dois aspectos do patrimônio: o qualitativo (compões como dinheiro, valores a receber ou a pagar) e quantitativo(componentes patrimoniais em valores, de forma que a contabilidade passa a assumir os valores).

Assim podemos perceber que o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade ou empresa.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

São divididas em dois aspectos:

a) Capital Social: A constituição de uma empresa se dá por meio dos recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio empresarial, denominado de Capital Social inicial, componente básico do Patrimônio Líquido. Também são recursos próprios os aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos vindos dos sócios e os resultados positivos (lucros) apurados na atividade empresarial. 1;

b) Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc. 2.

2.4 ANALISE DE MERCADO

A analise de mercado consiste em analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e buscar o cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com