TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do planejamento orçamentário

Pesquisas Acadêmicas: Importância do planejamento orçamentário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

1.INTRODUÇÃO

A administração financeira trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações, estando diretamente ligada à administração, economia e a contabilidade.

A administração financeira pode ser vista como uma forma de economia aplicada que se baseia amplamente em conceitos econômicos. Também aproveita certos dados da contabilidade, outra área da economia aplicada. Neste trabalho, você poderá constatar a relação entre a administração financeira e economia, bem como entre a primeira e contabilidade. Embora estas disciplinas estejam relacionadas, há diferenças marcantes entre elas.

As decisões financeiras de empresas inseridas em economia em desenvolvimento requerem uma reflexão mais crítica de seus aspectos conflitantes, exigindo uma adaptação à realidade dos negócios.

O processo de tomada de decisão reflete a essência do conceito da administração. Administrar é decidir a continuidade de qualquer negócio, e isso depende da qualidade das decisões tomadas por administradores. Essas decisões são tomadas com os dados e as informações viabilizados pela administração financeira levados pelo comportamento do mercado interno da empresa.

Portanto, percebe-se que esse processo de decisão, considerado já há muito tempo primordial ao sucesso de toda organização, tem assumido o grande papel de diferencial empresarial, sendo muito complexo e de grande risco na economia brasileira. Taxas de juros desequilibradas, trazendo um consequente desajuste de mercado, intervernções constantes do governo, das quais podemos citar, “nova” poupança, redução de IPI, dentre outras, mudando frequentemente as regras da economia, têm exigindo uma aptidão mais analítica dos gestores das organizações. O que pode ser considerado um conceito financeiro em outro país, aqui, no Brasil, pode encontrar uma grande resistência na sua utilização, havendo quase sempre a necessidade de adaptação à nossa realidade.

Como instrumento de administração, o orçamento fornece direção e instruções para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por certos resultados dentro do período sob planejamento.

O orçamento representa uma atividade econômica-financeira que parte da determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.

2.Conceito de Orçamento

Uma importante responsabilidade do administrador é se preocupar em organizar a empresa que gerencia, ou seja, controlar seus gastos e suas receitas futuras. No entanto, é necessário que ele conheça cada item da sua organização, para uma melhor visualizar o futuro de seus negócios e, principalmente, a projeção financeira de um período preestabelecido.

Assim, no orçamento financeiro faz-se necessária a boa administração.

Em gera, o orçamento é utilizado pelos homens desde a era pré-histórica, de acordo com Lunkes (2007), os homens das cavernas previam que para passar o inverno necessitavam de um estoque de comida, assim desenvolveram práticas de mensurar esses itens, o que hoje é o nosso contemporâneo orçamento.

O orçamento hoje, segundo Horngren, Datar e Foster (2004) é a ferramenta contábil comum que as empresas usam para planejar e controlar o que elas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. Desta forma, fornecem ainda um padrão de resultados financeiros que uma empresa espera alcançar em suas atividades planejadas.

Ao planejarem o futuro, para Horngren, Datar e Foster (2004, p. 165), “os gerentes apredem a antecipar problemas em potencial e como evitá-los. Em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades”.

O orçamento, financeiro de uma organização apura basicamente a entrada e saídas de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento de suas atividades. Ele serve para calcular os gastos e tem como objetivo apurar a necessidade de recursos provenientes de seu cotidiano e também apurar lucro.

O orçamento segundo Welsch (1983), é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido. O autor ressalta também que é uma expressão formalizada de políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas.

Para uma boa administração, Horngren, Datar e Foster (2004, p. 166) afirmam que as empresas em geral devem passar pelas seguintes etapas orçamentárias:

1. Planejamento do desempenho da empresa como um todo, assim como o de suas subunidades (como departamentos ou subdivisões). A administração, em todos os níveis, concorda com o que esperado.

2. O fornecimento de uma estrutura de referência, um conjunto de expectativas específicas contra o qual os resultados reais podem ser comparados.

3. A análise de variações do planejado. Se necessárias medidas corretivas seguem a análise.

4. Novo planejamento, à luz do feedback e das condições alteradas.

Expressam ainda, que o planejamento orçamentário oferece vantagens aos administradores, tais como: impulsionar o planejamento e implementar a estratégia planejada; proporcionar base para avaliação de desempenho; motivar os funcionários e administradores; e promover a sintonia e a comunicação entre subunidades da organização.

É recomendado que as empresas realizem seus orçamentos para um período determinado, normalmente para um ano ou mais na medida do possível, porém a verificação destes deve ser efetuada em períodos menores, ou seja, se a empresa efetuar um planejamento para um ano, esta deve dividir alguns períodos para verificação do orçamento e controle de possíveis desvios. Se necessário a correção é feita dentro do prazo orçado e não após.

O planejamento orçamentário é elaborado de acordo com a estratégia da empresa, ambos devem estar intimamente sintonizados.

3.Orçamento Geral

• Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico (normalmente um ano) e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas.

• Expressa também, o impacto das decisões operacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com