TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicador de rentabilidade

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 7

Indicadores de Rentabilidade.

Tem por objetivo avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros, que melhor revelem suas dimensões. Uma análise baseada exclusivamente no valor absoluto do lucro liquido, por exemplo traz normalmente sério viés de interpretação, ao não refletir  se o resultado gerado no exercício foi condizente ou não com o montnte de capital investido.

Ex. Um lucro de $ 10 milhões é alto para um investimento de $ 20 milhões, porém não se apresenta tão elevado se o capital investido for de  $ 200 milhões . Os resultados devem ser relativizados para poderem ser melhores avaliados.

As principais bases de comparação adotadas para os estudos os resultados empresariais são : o Ativo Total, o Patrimônio Líquido e as Receitas e Vendas. Os resultados normalmente utilizados, por sua vez, são o Lucro Operacional (lucro gerado pelos ativos)  e o Lucro Liquido, todos estes resultados calculados após o Imposto de Renda. É recomendado que os valores financeiros devem estar expressos em moeda de mesmo poder de compra.

OBS- Os analistas em geral dispensam grandes atenções a estes indicadores, os quais costumam exercer significativamente influências sobre as decisões.

RETORNO SORE O ATIVO (ROA)

Taxa de retorno gerado pelas aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos. Indica o retorno gerado por cada $ 1,00 investido pela empresa em seus ativos.

O ROA é calculado de acordo com a expressão:

Retorno sobre o Ativo (ROA) =  Lucro Operacional (liq. IR) -:- Ativo Total Médio

O Lucro Operacional, numerador de cálculo do retorno sobre o ativo, representa o resultado da empresa antes das despesas financeiras, determinado somente por suas decisões de investimentos. É o resultado gerado exclusivamente pelas decisões de ativos, não sendo influenciado pela forma como a empresa é financiada.

OBS- O Lucro Operacional pertence aos proprietários do capital investido (credores e acionistas), sendo com posto dos resultado dos acionistas ( lucro liquido) mais a remuneração devida aos credores. (despesas financeiras).Como critério de decisão, o retorno sobre o ativo (ROA), pode ser interpretado como o custo financeiro máximo que uma empresa poderia incorrer em suas captações de fundos. Se uma empresa consegue obter um retorno de 15% ao ano em seus investimentos (ativos), o custo de seu financiamentos não pode superar este percentual. Se financiar-se pagando 10% ao ano, o resultado positivo irá reforçar o retorno dos sócios/acionistas.

Em outras palavras – a empresa tomou dinheiro emprestado pagando 10% de juros ao ano, e conseguiu aplicar estes recursos em ativos que oferecem retorno de 15% ao ano. Esta diferença positiva de 5% , muitas vezes denominada de SPREAD, pertence aos acionistas na proporção do capital investido. Outrossim na forma inversa , se obtiver empréstimos a taxas de juros superiores ao retorno gerado por seus ativos, o resultado produzido pela aplicação desses fundos será evidentemente inferior à remuneração devida ao credor, onerando a rentabilidade dos sócios/acionistas..                                                                                       Respeitados os aspectos de risco e liquidez, é interessante para a empresa a captação de recursos de terceiros sempre que seu custo for inferior ao retorno produzido por seus ativos. Todavia , há sempre o risco : um empréstimo hoje favorável poderá não o ser mais no amanhã, porque a taxa real de juros pode aumentar , ou o retorno dos ativos cair, ou ambas as situações, as vezes liquidando com a empresa.

Importante:- os recurso investidos nos ativos pertencem a credores e acionistas, e o retorno oferecido (ROA) deve remunerar no mínimo , as expectativas de ganhos (custo de capital) desses investidores. Este é o conceito de viabilidade econômica ( quando a empresa é capaz de produzir um retorno de seus ativos suficiente para cobrir as expectativas de ganhos dos proprietários de capital).

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO (ROI)

Uma alternativa ao uso do ROA para avaliar o retorno produzido pelo total dos recursos aplicados por acionistas e credores nos negócios é a medida do Retorno Sobre o Investimento (ROI). Enquanto os ativos incorporam todos os bens e direitos mantidos por uma empresa, o investimento equivale aos recursos deliberadamente levantados pela empresa e aplicados em seus negócios.

O capital investido é composto pelos recursos (passivos) onerosos captados pela empresa junto a credores, e os recursos próprios aplicados por seus sócios/acionistas, cujos valores são registrados em contas do Patrimônio Líquido. São considerados passivos onerosos todas as dívidas da empresa que produzem custos financeiros (juros). Nesta classificação incluem-se empréstimos, financiamentos debêntures e outros. Os passivos geralmente sem ônus (não apropriam encargos financeiros), entendidos como inerentes à atividade da empresa (salários, encargos sociais, fornecedores, impostos, tarifas públicas, dividendos etc.), não são recursos investidos na empresa, são classificados como passivos de funcionamento ( ou não onerosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com