TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inepar Gestão Financeira

Por:   •  24/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

3 FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

Lawrence Gitman (2006) define finanças como a ciência da gestão do dinheiro. Assim, tudo o que envolve investimento, captação de recurso, gerenciamento de valores, tomada de decisão financeira são foco do estudo da finança quanto ciência.

3.1 ATRIBUIÇÕES DO GESTOR FINANCEIRO

O gestor financeiro da Inepar S.A. Indústria e Construções tem por objetivo principal maximizar os lucros da organização e gerar riquezas para os sócios e acionistas neste sentido o departamento realiza o gerenciamento à exposição aos riscos de taxas de juros, câmbio, crédito e liquidez em suas operações com instrumentos financeiros dentro de uma política global de seus negócios, afim de garantir a suficiência técnica e a expansão da companhia.

3.2 GERENCIAMENTO DE RISCOS

A Inepar S.A. Indústria e Construções como demais empresas, está exposta à riscos que devem ser monitorados constantemente, no caso especificamente da Inepar S/A observa-se grande exposição a risco no tocante à taxa de câmbio em decorrência, principalmente, de empréstimos em moeda estrangeira, os quais são compensados, em parte, por receitas em dólares americanos ou indexados ao mesmo, desta forma afim de minimizar tal risco o gestor financeiro deve monitorar permanentemente o mercado de câmbio.

Em relação à administração do risco de Capital os objetivos da Companhia são os de salvaguardar a capacidade de continuidade de suas operações, para oferecer retorno aos seus acionistas e garantia às demais partes interessadas, além de manter uma adequada estrutura de capital. O gestor financeiro adota politicas de prevenção quanto à liquidez investindo em aplicações com vencimento em curto prazo e liquidez imediata procurando manter um nível seguro de disponibilidades de caixa além de acompanhar o comportamento das taxas de juros de mercado com o objetivo de avaliar a eventual necessidade de contratação de operação para proteger-se contra riscos de volatilidade da taxa de juros.

3.3 REESTRUTURAÇÃO

A partir do ano de 2003, foram concretizadas negociações com diversos credores pelos quais a Inepar S/A obteve o alongamento do perfil da dívida, redução das taxas de juros e deságios. A Companhia ainda continua negociando com algumas instituições, visando o alongamento do perfil de financiamentos, redução de taxas de juros, concessão de períodos de carência para amortizações previstas e deságios. Além disso, a Inepar S/A pretende amortizar parcelas significativas dos financiamentos por meio de cessão de investimentos, tendo já obtido avanços importantes junto a alguns credores. A Inepar S/A vem concentrando o atendimento dos contratos junto aos clientes em sua subsidiária integral IESA - Projetos, Equipamentos e Montagens S.A., de forma que o seu faturamento apresenta uma redução nos valores de receitas operacionais. Com base no êxito das medidas de reestruturação mencionadas, estará assegurada a capacidade da empresa em fazer face ao cumprimento de suas obrigações com fornecedores e credores em geral, a manutenção de capital de giro suficiente para o financiamento de suas atividades operacionais e a recomposição do seu patrimônio líquido.

3.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com