TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Gerenciamento dos Custos

Por:   •  24/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.541 Palavras (19 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução ao Gerenciamento dos Custos

Você viu na webaula 1 que o gerenciamento de projeto é fundamental para o bom andamento das atividades empresariais e agora verá o gerenciamento os custos como algo de fundamental importância para a saúde econômica e financeira de uma organização. Gestão de custos é uma ferramenta necessária para se tomar decisões em qualquer área da organização porque há uma relação direta entre os custos e o desempenho econômico da organização como vimos no gráfico sobre restrições dos projetos: custo, qualidade e tempo.

[pic 1]

O estudo de qualquer assunto relacionado a custos geralmente possui como elemento motivador o aumento da rentabilidade do produtos e da entidade.

Assim, todos os esforços para um melhor sistema de custeamento e SEU GERENCIAMENTO que permita a tomada de decisões mais acertadas em relação aos custos e produtos são bem-vindos e o assunto que será discutido nessa unidade possuí esse “pano de fundo”. Análise dos custos para a tomada de decisões a partir da relação desses com o os aspectos de distribuição, atribuição e gestão é importantíssima como apoio à decisão.

Você deve concordar que no ambiente competitivo de hoje, o preço é definido pelo cliente, pelo mercado e possui influência direta da concorrência. Nestes casos, o mercado define o preço (com margens acima e abaixo em termos de conceitos, tais como marca, qualidade, etc.). A gestão de custos visa saber o que funciona e o qual margem você tem que buscar sendo que isso implica em saber otimizar custos com a utilização de processos de benchmarking, melhoria contínua, reengenharia, etc.

Para saber mais sobre benchmarking acesse: 

http://www.guiarh.com.br/z59.htm >?

Saber o custo previamente é algo básico de qualquer projeto. Antes de se desenvolver um novo produto ou serviço se estima seu custo e se ele paga toda a estrutura de custos da organização. Isso tem muito haver com o assunto orçamento que vimos anteriormente na unidade I.

 

Algumas vantagens da gestão de custos:

VÍDEO AULA_04

 

O Plugin Silverlight está desabilitado ou não foi instalado em seu browser, faça o download clicando aqui ou ative o mesmo.

[pic 2]

  • Saber os custos exatos e a rentabilidade de produtos/serviços.
  • Determinar o custo de um produto/serviço antes de seu desenvolvimento para saber seu valor. Conhecer os custos e rentabilidade de processos.
  • Detectar pontos de melhoria de processos.
  • Conhecer a rentabilidade dos segmentos/clientes.
  • Conhecer as oportunidades de negócios no nível estratégico.

 

Como você pode observar, estas informações são fundamentais para a tomada de decisões em termos de mudanças de processos internos, no processo de melhoria contínua e em estratégias de negócio devido à produção de conhecimento sobre clientes/segmentos.

Que questões orientam o gestor de projetos no sentido de custos? Em muitos casos, especialmente em pequenas e médias empresas, as primeiras perguntas que os gestores/empresários fazem são: qual será o custo do projeto? Você mesmo já não fez essa pergunta alguma vez em sua vida durante um processo de decisão?

[pic 3]Será que vai ser rentável o montante de recursos a ser utilizado em relação aos resultados a serem obtidos? 

QUESTÃO PARA REFLEXÃO: Você já executou algum projeto que envolveu a atribuição de montantes representativos? Como foi sua experiência?

A primeira coisa a considerar antes de desenvolver um sistema de gestão de custos é o equilíbrio entre o custo de desenvolvimento do projeto (em termos de tempo de desenvolvimento, recursos internos consumidos no mesmo, tecnologias e sistemas necessários, consultores externos quando for o caso, esforços despendidos, etc.) versus os resultados projetados nos orçamentos relativos ao projeto.

Isto é, os custos de gestão (níveis operacionais e estratégicos) são muito importantes e muitas vezes críticos, mas, por vezes, as empresas estão investindo mais recursos em seu desenvolvimento do que no desempenho real, embora também seja comum ver casos nos quais ocorrem ao contrário – investir recursos limitados em relação à importância do projeto.

Portanto, o primeiro passo é definir o escopo do projeto e os recursos que serão investidos. Mais uma vez devemos nos lembrar de nossa figura que representa os elementos críticos de um projeto a qual recuperamos abaixo: 

Figura 1: Restrições de Realização de um Projeto.

[pic 4] 

Fonte: Ferreira, Paganotti e Pius (2008, p. 10). 

Como você pode ver, a variável custo está inerente ao escopo do projeto assim como está o prazo, a qualidade, portanto devemos dar muita atenção a esse elemento sob pena de comprometermos toda a estrutura.

Você pode gerar informações sobre os custos de um projeto de várias maneiras podendo variar de um extremo a outro em termos de complexidade. Em um extremo, o mais complexo sistema de custos estaria o custeio por atividade – ABC com base em sistemas integrados de ERP cujas informações e conceitos da Teoria das Restrições (TOC) poderiam ser levantadas de forma bastante minuciosa sobre todo o projeto. Essa opção naturalmente exigiria uma grande quantidade de recursos para ser viabilizada, mas chegaria a resultados muito precisos e detalhados.

[pic 5] 

No outro extremo, passaríamos quinze dias para elaborar uma visão mais ampla e superficial, uma descrição dos processos e as demonstrações financeiras, estrutura de custos seria definida mais facilmente. Com este método, levaríamos a uma aproximação ajustada com muito pouco investimento financeiro, porém, com muito menos precisão e detalhamento.

 

ESTIMATIVA DE CUSTOS DOS RECURSOS

Além dos assuntos que vimos anteriormente, às vezes é necessário o desenvolvimento de cenários e simulações em computador dos processos da organização com vários cenários projetados de tal forma que consigamos analisar as possíveis consequências de nossas decisões envolvendo os projetos em questão, principalmente quanto aos custos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (372 Kb)   docx (451.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com