TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lar do jovem idoso tio joão

Por:   •  23/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO HUMANO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A COMUNICAÇÃO NA INSTITUIÇÃO LAR DO JOVEM IDOSO “TIO JOÃO”.

FERNANDO BARBAROTTI – RA C982HE-2

ISABELA FERNANDA MESSIAS PIMENTA – RA N993JD-7

LUANA GABRIELY DE ARAGÃO CAMARGO – RA N893DF-5

NATÁLIA FERNANDES DE SOUSA – RA C982DG-0

PAULO SÉRGIO SOARES – RA T73049-0

WILLIAN YUDY MATAYOSHI DA SILVA – RA C9922F-6

JEAN LUCAS BATTAGLIA – RA C93BCD-8

RIBEIRÃO PRETO - SP

2016

INTRODUÇÃO

      O presente trabalho é desenvolvido a partir do conteúdo da disciplina de Comportamento Organizacional, tendo como tema a Comunicação observada na Instituição Lar do Jovem Idoso “Tio João”. O objetivo do trabalho é colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula, mas, além disso, a construção social de cada aluno, uma vez que a proposta para o grupo era de que cada um deveria ir visitar e levar doações à instituição, que está necessitando de ajuda comunitária devido a frágil situação econômica. Durante a visita o grupo pode verificar na “prática” os conteúdos que haviam sido explorados em sala, questões como: O processo de comunicação na instituição; Comunicação não verbal; Canais organizacionais de comunicação e as Barreiras no processo de comunicação foram os tópicos utilizados para a construção dessa pesquisa.

Durante o nosso trabalho apresentaremos imagens da nossa visita, as respostas sobre as perguntas e a relação da doação feita à instituição, que foi conseguida em sua maior parte graças à ajuda de terceiros.

 

LAR DO JOVEM IDOSO “TIO JOÃO”

O Lar do Jovem Idoso é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1996 pelo senhor João Carlos Pires. A instituição vive quase exclusivamente de doações monetárias ou alimentícias, o lar conta hoje com 45 idosos, a maioria ex-moradores de rua e alguns que as famílias deixaram sobre cuidado da instituição, além de uma equipe de trabalho formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicóloga, fisioterapeuta, cozinheiras e voluntários.

O Lar tio João é coordenado pela assistente social Maria do Carmo, que durante a nossa visita não pode estar presente, mas fomos recebidos pela estagiaria em assistência social chamada Tauana e por um voluntário, que nos apresentou as instalações do asilo e respondeu os nossos questionamentos.

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO LAR DO JOVEM IDOSO “TIO JOÃO”

Como dito anteriormente a organização conta com uma equipe de trabalho, que antes de ser selecionada passa por triagem e recebe as informações sobre o funcionamento do asilo.

O processo de comunicação tem como a sua fonte a coordenadora da instituição Maria do Carmo, está é a responsável pela organização da entidade, mas caso a mesma não possa estar presente em situações de urgência os funcionários especializados tem a autonomia para resolver certos problemas, desde que depois a coordenadora seja comunicada.

Os canais de comunicação observados na instituição envolvem comunicação não verbal e verbal, ao entrarmos no asilo notamos diversos cartazes de advertência (proibido fumar, perigo, etc), de agradecimento da instituição para os doadores e placas de localização (banheiros, enfermarias, quartos, cozinha, etc).

Na enfermaria observamos que cada equipamento e remédios, contam com identificação, e a relação de plantão e recados para as enfermeiras são todos anotados em murais e cadernos, para que cada uma que entre para trabalhar saiba o que a outra fez e que pacientes precisam de uma atenção maior.

[pic 1]

Figura 1 Fotos da enfermaria

Não foi permitido ao grupo ter acesso aos quartos dos moradores, mas foi passado para nós que em cada quarto há uma identificação nas camas e nos objetos particulares de cada idoso, para que eles possam diferenciar os seus objetos dos demais.

As comunicações verbais formais e informais são feitas diariamente na instituição, a formal é realizada entre aqueles que trabalham na instituição, como exemplo, as informações sobre a alimentação e a higiene de cada idoso, se todos se alimentaram ou se algum se recusou a tomar banho naquele dia. Os idosos tem acompanhamento com psicólogas para conversarem sobre os sentimentos e expressarem as suas necessidades sociais, todas essas informações devem ser passadas para a responsável da instituição, para que ela tenha controle do que está ocorrendo dentro do asilo. As informais se dão entre todos que ali convivem, tendo como exemplo, a amizade entre os idosos e a equipe de colaboradores. A estagiaria que nós acompanhou relatou que mesmo que ela passe varias vezes pelo refeitório, todas as vezes ela da bom dia a todos, a amizade que se cria dentro do ambiente é a maior comunicação dessa instituição, os idosos que ali vivem muitas vezes se sentem sozinhos, e os colaboradores ou visitantes que os fazem companhia os deixam mais felizes, segundo a estagiaria Tauana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (275.8 Kb)   docx (151.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com