TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os procedimentos legais a abertura de um lar de idosos

Artigo: Os procedimentos legais a abertura de um lar de idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Através do presente trabalho falaremos sobre o impacto que causou a PEC das domésticas após entrar em vigor, de um lado temos a categoria contente em ter todos os direitos trabalhistas, do outro, aqueles que ainda tem o medo do desemprego. Alguns empregadores domésticos estão assustados e para evitar problemas, muitos estão sendo obrigados a dispensar seus funcionários. As famílias que têm pessoa idosa em casa estão procurando outra forma de assistência para esse idoso e sendo assim a procura por clínicas de repouso vem aumentando, por isso abordaremos também as facilidades e conveniencias de abrir uma casa de repouso.

2- FORMALIDADES LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO.

Ao entrar em vigor a PEC das domésticas, muitas pessoas ficaram desesperadas, a alegria de ter todos os direitos conquistados de um lado, e do outro o medo do desemprego, infelizmente por medo de não ter como arcar com as despesas muitos empregadores domésticos tiveram que demitir seus funcionários e para quem tem pessoa idosa em casa que precisa de cuidados especiais a situação é delicada. A procura por clínicas de repouso aumentou muito e com isso surgiram às novas oportunidades de negócio, como abrir uma casa de repouso. Mas para abrir uma clínica de repouso é preciso seguir as formalidades legais e burocráticas. Como localização, estrutura, equipamentos, funcionários, documentos, dentre outros.

Localização: um dos fatores muito importante neste empreendimento, é que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local escolhido, tais como: tráfego, acesso , número de veículos . A escolha do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento e conforto daqueles que irão usufruir.

Estrutura: área mínima necessária para a instalação de uma casa de repouso é de aproximadamente 550 m². Este calculo pode ser feito em função do número de idosos que ocuparão a casa. Esse cálculo é feito para um número de 50 idosos. Estima-se que cada quarto ocupe uma área de 6 m², o que seria equivalente a 300 m², apenas a área dos dormitórios. Entretanto devemos também incluir uma área para a sala de estar, sala de televisão, cozinha, copa, lavanderia, consultórios médicos, escritório e banheiros masculinos e femininos. Orienta-se que a casa seja próxima a um parque e que permita aos idosos saírem para passear e se sentirem próximos á natureza. As instalações devem apresentar um ótimo nível de conforto e tranquilidade. Finalizando, o empreendedor deverá considerar o ambiente interno e o externo da sua empresa.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »