TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei de responsabilidade fiscal

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA[pic 1]

DIRETORIA DE ENSINO

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NUAPE

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – NEAD

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO I                                TURMA: 03M6A e 03N6A

PROFESSOR: GERALDO FILHO         

 ALUNA: LAISSA DANIELLE A. DE QUEIROZ.     

NOTA ATRIBUÍDA: 1,0                       

2ª ATIVIDADE - AVA

QUESTIONÁRIO

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

JUSTIFIQUE-SE:

1 - Quanto à importância da realização das Audiências Públicas junto à população dos estados e municípios.

As audiências públicas são reuniões em que a população tem a oportunidade para falar e ser ouvida pelos gestores públicos, legisladores ou representantes do judiciário e do ministério publica, ou seja, as audiências públicas são um importante instrumento de diálogo na busca de soluções para as demandas sociais. Asseguradas pela Constituição de 1988 e reguladas por leis federais, constituições estaduais e leis orgânicas municipais, em geral, essas reuniões são convocadas por órgãos do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário e pelo Ministério Público, com o objetivo de ouvir a comunidade.

2 – JUSTIFIQUE-SE quanto às mudanças ocorridas nos atos de gestão por parte dos ordenadores de despesas com a promulgação da Lei nº 101/00.

O advento da Lei Complementar nº 101/00 inaugurou uma nova era de responsabilidade fiscal para o gestor publico na condução das politicas, obras e serviços. A maior despesa do setor público incide sobre os gatos com o pessoal, uma vez que se observa uma administração carregada de pessoas e ao mesmo tempo uma folha numerosa. Para equilibrar essas despesas a lei veio pra contribuir e regulamentar este setor, por isso observa-se no que tange os gastos com pessoal, o Art. 19 da LRF apresenta que nas esferas municipais os gatos devem ser administrados com restrições orçamentarias, uma vez que estas despesas não possam exceder ao percentual de 60% da receita corrente liquida. A LRF apresenta ainda em seu Art. 20, inciso II e III as seguintes distribuições do referido percentual: 6% para o poder Legislativo e para o Tribunal de Contas do Município quanto este existe; 54% para o poder Executivo. No entanto, a lei fixa um limite prudencial para conter os gatos com o pessoal, uma vez que este é atingido o poder ou órgão fica impedido de praticar uma serie de atos. Estes impedimentos se darão se a despesa total com pessoal exceder 95% do limite.

3 – Enumere as características de uma Gestão Fiscal Responsável.

A gestão fiscal A gestão fiscal responsável é uma expressão síntese que diz respeito à gestão financeira e patrimonial das entidades públicas, com senso de responsabilidade e fiel observância dos preceitos constitucionais e legais estabelecendo os seguintes postulados:

  • Ação planejada e transparente;
  • Prevenção de riscos nas contas de desvio que afetam o equilíbrio das contas publica;
  • Garantia nos equilíbrios das contas, via cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas, com limites e condições para a renuncia de receita e a geração de despesas com pessoal, seguridade, operações de créditos, concessões de garantias e inscrição em restos a pagar;

4 – Se a despesa total com pessoal exceder os limites legais e prudenciais permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que providências deverão ser tomadas pelos gestores?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (777.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com