TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

        

Antigamente os homens viviam em pequenas comunidades isoladas umas das outras e tiravam seu sustento da natureza. Entre essas comunidades a comunicação era rara, pouca, e devido a localidade de cada uma muitas vezes a matéria que se tinha em uma, na outra não tinha, e com isso a necessidade de comunicação e troca de matérias surgiram as primeiras noções de comércio e com ele a matemática financeira.

A princípio eles utilizavam o escambo, que é basicamente um método para a realização de troca desses matérias (nesse caso, ainda não existia a moeda). A troca era feita de forma direta, mercadoria por outra mercadoria, e quando existiam rivalidades entre algumas vilas o processo era silencioso, deixando a matéria em algum ponto pré-estabelecido, onde os comerciantes poderiam analisar se a troca seria conveniente ou não.

Com o aumento dessas transações em várias partes do planeta, e também com a intensificação da comunicação entre diversos povos, o escambo começou a não ser mais suficiente para suprir as necessidades comerciais da época e com isso houve a necessidade de se criar uma unidade padrão de comércio. Vários tipos de unidades padrão foram experimentados, até que se chegou ao uso da moeda, unidade essa que veio para agilizar o comércio e aparentemente/supostamente dar preço justo às mercadorias.

Nas civilizações antigas surgem as primeiras formas de pagamentos em juros, vindas principalmente da parte agricultora do comércio. Porém, nesse caso, os agricultores que não tinham sementes suficientes para o plantio, pegavam emprestado com outros agricultores que possuíam as mesmas, e, por isso, posteriormente, os juros eram pagos com sementes dos frutos da própria plantação (a mesma quantia emprestada e mais um pouco).

Na verdade o que esses agricultores faziam sem se dar conta era pagar juros em forma de sementes. Partindo da ideia de se emprestar algo e depois de um tempo receber de volta com uma quantidade maior do que a emprestada anteriormente é que se obtém a relação entre juros e tempo.

Com o passar do tempo, a matemática financeira evoluiu de acordo com as necessidades de cada época e mesmo com isso sofreu poucas mudanças, mantendo seus princípios. Com o desenvolvimento comercial de vários países que já utilizavam moedas diferentes, surgiram os cambistas. Eles compravam e vendiam moedas de vários países, pois havia muitos comerciantes que viajavam de um país para outro com a finalidade de comércio, necessitando assim utilizar a moeda corrente do país em que estivesse no momento.

Desde aquela época não era seguro guardar grandes quantias de dinheiro em casa, por isso quem possuía uma boa quantia em dinheiro, entregava para os cambistas guardarem, já que eles possuíam grandes cofres. Com isso os cambistas perceberam que poderiam obter lucro sobre o dinheiro dos outros. Partindo do raciocínio de que os donos do dinheiro não iriam pedir seu dinheiro todos ao mesmo tempo, os cambistas começaram a emprestar esse dinheiro para outras pessoas, recebendo juros juntamente com a quantia emprestada. Para fazer essas negociações, os cambistas ficavam sentados em bancos de madeira, em algum lugar nos mercados da época, por isso a origem da palavra banqueiro, utilizada atualmente para designar donos de bancos.

O primeiro banco privado foi fundado em Veneza no ano de 1157, pelo duque Vitali. Em seguida surgiram vários bancos, formando assim toda uma rede bancária. Os bancos foram os grandes responsáveis pelos avanços do comércio e consequentemente da matemática financeira até os dias atuais, tendo em vista que os juros são a base de ambos.

APLICAÇÃO

A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões numa empresa, e, quando sua aplicação é feita da maneira correta e bem desenvolvida, traz maior rentabilidade e como consequência a maximização nos resultados.

Podemos conceituá-la como a disciplina que tem por objetivo o estudo da evolução do valor do dinheiro ao longo do tempo. Esse estudo é composto de equações matemáticas que expressam, principalmente, a relação entre o valor de uma quantia em dinheiro no presente e o seu valor equivalente no futuro. De uma forma prática, a matemática financeira visa ao cálculo dos rendimentos dos empréstimos e de sua rentabilidade.

Essa matemática busca quantificar as transações do universo financeiro levando em conta a variável “tempo”, e as principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: taxa de juros, o capital e o tempo. É avaliada a forma como o dinheiro está sendo ou será empregado, de maneira a maximizar o resultado, sempre esperando que seja positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com