TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

* Capital: Capital ou principal é o valor monetário disponível em um momento.

* Juros: É o preço do dinheiro. Ao se tomar certa quantia emprestada por um determinado período de tempo.

* Taxa de juros: É o valor percentual que será aplicado sobre a quantia devida, para a apuração dos juros.

* Período: É o período de tempo da aplicação.

* Montante: Montante ou capital final é a soma do principal com os juros resultantes da operação.

Além destes cinco termos principais, ainda existe o regime de capitalização, que é classificado em capitalização simples e capitalização composta.

* Capitalização simples: somente o valor principal rende juros, ou seja, os juros são calculados aplicando-se a taxa de juros sempre sobre o valor do capital inicial, ao longo de todo o período. Em outras palavras, não é gerado juro sobre juro.

* Capitalização composta: os juros produzidos ao final de um período são integrados ao cálculo do período seguinte, gerando assim juro sobre juro.

É importante frisar que a taxa de juros e o período devem estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa de juros for ao mês, por exemplo, o período deverá estar em meses

Relatório 1

Etapa 1 - Passo 1

Conceito: Regime de Capitalização Simples e Composta, utilização HP 12c.

Capitalização Simples: No regime de capitalização simples o juros são cálculos sempre sobre o valor inicial não ocorrendo qualquer alteração da base de calculo durante o período de cálculos dos juros. Na modalidade de juros simples a base de calculo é sempre o VALOR ATUAL ou VALOR PRESENTE (PV) , enquanto na modalidade de desconto bancário a base

de calculo é sempre o valor nominal do titulo (FV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear seguindo uma reta, logo, é indiferente seus juros são pagos periodicamente ou no final do período total, o regime de capitalização simples é realizado em muitos países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo, no entanto, em países com alto índice de inflação o custo financeiro real elevado a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicação de curto prazo. A capitalização simples, porem a representa inicio do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos são oriundos de capitalização simples.

Capitalização Composta: No regime de capitalização composta, o juros produzidos no período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juntos, formando o chamado ( Juros sobre Juros) . A capitalização composta caracteriza por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica. O intervalo após o qual os juros serão acrescidos ao capital é denominado, período de capitalização; logo se a capitalização for mensal, significa que a cada mês os juros são incorporados ao capital para formar nova base de calculo do período seguinte.

É Fundamental, portanto, em regime de capitalização composta se utiliza a chamada taxa equivalente, devendo sempre a taxa esta expressa para o período de capitalização, sendo que o “n” significa o numero de período de capitalização.

A Calculadora HP 12 C é muito útil na resolução de problemas matemáticos e financeiros. Com a calculadora HP 12 c pode-se calcular, por exemplo : Quanto de juros o banco cobrara se pegar um empréstimo de x reais a n meses , bastando colocar as variáveis necessárias.

A função interessante é a tecla STO e RCL, que juntas pode salvar na memória da calculadora qualquer numero, podendo assim salvar até 20 registros e chamá-los em uma operação , por exemplo: suponha que queira salva o numero (50), basta digitar 50 apertar a tecla STO, aperta o 1 “ memória, e pronto. Agora para chamá-lo em uma operação qualquer , deve-se aperta RCL e o numero da memória que o mesmo esta armazenado, no caso 1. Esta são apenas uma dentre varias outras funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com