TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Elizabetsky

Por:   •  27/10/2016  •  Artigo  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL[pic 1]

UNIVEL – União Educacional de Cascavel

APLICAÇÃO DO MODELO ELIZABETSKY PARA ANÁLISE DA INSOLVÊNCIA

CASCAVEL - PR

2016


ALINE FOGLIARINI[pic 2]

BRUNA MICHELLE DE PAULA JACOB

DANIELI CRISTINE SCHENCKEL

IZABELLA CECÍLIA BUENO SCHIEFELBEIN

MAYARA OLIVEIRA DA SILVA

SILVANA PELEGRINO

APLICAÇÃO DO MODELO ELIZABETSKY PARA ANÁLISE DA INSOLVÊNCIA

Relatório técnico de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de avaliação bimestral a título de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel.

Orientador: Prof. Dimas José Detoni

Mestre em Engenharia de Produção

CASCAVEL - PR

2016


RESUMO

[pic 3]

A gestão financeira é um dos pilares que a empresa deve analisar e acompanhar constantemente para tomada de decisões, pois é através deste acompanhamento que se tem uma visão positiva ou negativa referente as suas finanças, de forma que pode indicar a permanência ou não da empresa no mercado. Foi baseado no modelo matemático Elizabetsky, o estudo feito, que por meio de demonstrações como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e Balanço Patrimonial nos permite identificar as probabilidades de insolvência da empresa, podendo até mesmo levar a falência. Através deste trabalho podemos analisar a situação financeira da empresa Petróleo Brasileira S.A - PETROBRAS nos anos de 2012, 2013 e 2014, onde se pode identificar nos três anos uma situação que é denominada insolvente. Através da analise e aplicação do método Elizabetsky, nos anos em ênfase no estudo, conclui-se que é de suma importância uma analise constante da situação financeira da empresa, onde se pode obter informação mais integra e confiáveis para a tomada de decisão, podendo evitar futuros problemas financeiros e conseqüentemente uma falência.

Palavras chave: Elizabetsky, financeira, análise, solvência, insolvência.


SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        

1.1 Contextualização        

1.2 Definições do Tema        

1.3 Apresentação do Problema        

1.4 Objetivos.........        

1.4.1 Objetivo Geral        

1.4.2 Objetivos Específicos        

1.5 Justificativa        

1.6 Procedimentos metodológicos        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Modelo de Previsão de Insolvência de Elizabetsky        

3 APLICAÇÃO........        

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

É grande o número de empresas situadas no Brasil e no mundo que estão passando por grandes dificuldades financeiras devido a alta instabilidade econômica em que alguns países se encontram. Diante disso, os métodos de gestão financeira dentro de cada entidade são de extrema importância, pois esses gestores precisam alcançar e demonstrar resultados positivos e relevantes para a tomada de decisões, podendo esses resultados garantirem a permanência das empresas no mercado global.

Neste contexto, apresentaremos a seguir um dos vários modelos matemáticos usados por empresas para analisar o grau de insolvência das mesmas, neste trabalho abordaremos o modelo de Roberto Elizabetsky, apresentando um método onde se pode precaver um possível cenário de que a empresa não conseguirá cumprir com suas obrigações financeiras.

1.1 Contextualização

De acordo com a pesquisa efetuada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o índice de inadimplência das empresas vem aumentando gradativamente no Brasil atingindo 6,8% no primeiro semestre de 2016. A pesquisa aponta que esses índices provem de cheques devolvidos, títulos protestados e registros realizados na Boa Vista SCPC.

        Em comparação aos últimos 3 anos a inadimplência continua elevada, pois em relação ao últimos 4 trimestres ainda se aproximava de 8%.

Mesmo existindo projeções de melhoria para 2017, ainda o cenário econômico permanece com dificuldade de obtenção de crédito, o que pode dificultar a solvência das empresas.    

        Em relação aos setores da economia, o setor de serviços apresentou maior índice de falência 40%, seguido do setor industrial 34% e do comércio 26%. Dessa forma, as empresas de serviços que se encaixam em sua maioria como pequenas empresas, foi a que apresentou maior volume de pedidos de falência, cerca de 86%.

1.2 Definições do Tema

A realidade apresentada ostra um desafio para as empresas a curto e longo prazo, onde deve ser sempre analisadas com precisão a parte financeira da organização. A concentração do tema esta na área da administração financeira, assim definida: previsão de insolvência a partir do modelo de analise matemático de Elizabetsky.  

1.3 Apresentação do Problema

Analisar a capacidade de solvência da empresa Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS através do modelo matemático de analise de insolvência de Roberto Elizabetsky, verificando assim a situação financeira da empresa.

1.4 Objetivos

Aplicar o modelo matemático Elizabetsky e analisar a capacidade de solvência da empresa Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS nos anos de 2012, 2013 e 2014.

1.4.1 Objetivo Geral

Identificar por meio da aplicação do modelo matemático de Elizabetsky a probabilidade do não cumprimento das obrigações financeiras a serem honradas em determinado período de tempo.  

1.4.2 Objetivos Específicos

  1. Apresentar o modelo matemático Elizabetsky;
  2. Aplicar o modelo matemático proposto na empresa Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS;
  3. Identificar possível probabilidade de insolvência;
  4. Julgar a eficiência do modelo matemático de Elizabetsky.

1.5 Justificativa

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de demonstrar as vantagens da aplicação do modelo de Elizabestky para determinar a solvência ou insolvência de uma empresa. Sendo que para a realização da aplicação de tal modelo foram utilizados os demonstrativos contábeis, balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício da empresa Petróleo Brasileiro S/A - Petrobrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (531.1 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com