TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de relatorio

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

_________________________________________________________________________________________

Processos de eletrização e campo elétrico

Aluno Fernanda Pereira Ribeiro MAT: 1422140058

Aluno Frederico Rodrigues de Araújo MAT: 1422140038

Aluno Tamara Thamires Rodrigues dos Santos MAT: 1422140072

Física III, Alterno Junior, Engenharia Civil, Noturno

05 de março de 2016

Resumo: Este trabalho tem como intuito, apresentar formas de eletrização por meio do atrito, indução e contato, através de experimentos com materiais isolantes, eletroscópio e o gerador de Van der Graaf. Onde por meio de observações podemos notar a existência de cargas através das forças eletrostática.

Introdução Teórica

O experimento consiste em mostrar que a indução de corpos pode ser alcançada através de atrito, indução e contato.

O processo de elétrica por atrito, é fenômeno que ocorre quando existe fricção entre dois corpo, inicialmente neutros, de materiais diferentes.

Na eletrização por indução, dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato.

As cargas positivas de A atraem as cargas negativas de B. Se aterrarmos o corpo B, as cargas elétricas negativas da terra vão se deslocar para o corpo B. Retirando o condutor que aterra o corpo B e só depois afastar o corpo A. Observamos então que o corpo B ficou negativamente eletrizado.

Figura 1.1. Eletrização por indução.

Já a eletrização por contato é quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize.

Conforme Figura 1.2, o corpo eletrizado transfere cargas elétricas ao corpo neutro, o que ocorre devido à força natural da distribuição de cargas elétricas por dois ou mais materiais condutores.

Figura 2. Eletrização por contato.

Figura 1.2. Eletrização por contato.

As cargas em excesso do condutor eletrizado negativamente se repelem e alguns elétrons passam para o corpo neutro, fazendo com que ele fique também com elétrons em excesso e, portanto, eletrizado negativamente.

Na eletrização por contato, os corpos condutores ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal, e não necessariamente em mesma intensidade.

Na eletrização por contato, a soma das cargas dos corpos é igual antes e após o contato, se o sistema for eletricamente isolado.

Materiais Utilizados

- Gerador eletrostático de correia também conhecido como gerador de Van de Graaf; - Papel alumínio; - Algodão; - Seda (Lenço); - Lã (Cachecol ou roupa); - Régua; - Haste com furo; - Pêndulo Simples; - Bastão de vidro; - Fita adesiva.

Procedimento / Resultados

Realizou-se o Processo de eletrização de uma régua através de atrito com algodão, Lã e Seda e aproximar do eletroscópio (pêndulo simples). Foi observou-se que ao se entrar em contado com a régua atritada com algodão ocorreu atração.

Na primeira parte dos experimentos utilizamos o gerador de correia e torniquetes eletrostático, ligamos o gerador e encaixamos os torniquetes, ao ligarmos o gerador observamos o funcionamento do torniquete elétrico.

Na segunda parte, demonstramos campos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano. Um exemplo disso é o fato de algumas vezes levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmo-nos a automóveis. Tais choques são devidos ao fato de estarem os automóveis eletricamente carregados. Sobre a natureza dos corpos (eletrizados

Atritamos o pano de lã no canudo plástico. Em seguida testamos a eletrização do canudo em uma quantidade de papeis picotados. Novamente atritamos o pano de lã no bastão de vidro e na régua plástica e verificamos a eletricidade dos mesmos.

Ligamos o gerador de Van

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com