TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Por:   •  11/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

TOPMIX - Engenharia e Tecnologia de Concreto S/A

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

Quebra de Página

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

TOPMIX - Engenharia e Tecnologia de Concreto S/A

Trabalho apresentado como aproveitamento na disciplina de Matérias de Construção Civil, Curso de Engenharia na Universidade Paulista – UNIP, São José dos Campos – SP

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

Quebra de Página

SUMÁRIO

1 – Introdução4

2 – Objetivo6

3 - Conceito de concreto7

4 - A água como matéria-prima7

5 - Tecnologias para purificação da água8

6 - Reutilização de água pela central9

7 - Laboratório da central12

8 - Resultados14

9 – Conclusão15

10 - Referências16

Quebra de Página

1 – INTRODUÇÃO

O presente relatório técnico apresenta as atividades desenvolvidas através de visita técnica à empresa TOPMIX - Engenharia e Tecnologia de Concreto S/A, localizada na Rua Adolpho Goll, 431 – Colônia Paraíso, São José dos Campos - SP.

Seus principais clientes estão localizados no próprio município a alguns minutos da mesma, e sua localização privilegiada, com acesso fácil ao anel viário sul de São José dos Campos, permite o deslocamento rápido de seus caminhões betoneiras até o cliente.

Com relação à visita, a mesma foi realizada no dia 24 de abril de 2015 e contou com a presença de um dos integrantes do grupo, o aluno Allan Cardoso, com a companhia dos anfitriões: Engenheiro Alex Lima e o Sr. Luís (Encarregado Geral), com duração de aproximadamente 2,5 horas.

A TOPMIX tem o compromisso de trabalhar com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, agindo e conscientizando seus colaboradores desse ideal. Por isso, todo o material utilizado na empresa é reciclado, e sempre será feita a opção por produtos ecologicamente corretos, desde a papelaria do escritório até combustíveis, pneus, baterias, óleos e demais materiais que devem ser usados e descartados corretamente para não agredirem a natureza.

Além disso, a TOPMIX adotou o que há de mais moderno em tecnologia de uso da água de lavagem interna das betoneiras, o tratamento da água para diversos fins que não incluem o consumo humano, como: • Irrigação • Lavagem das betoneiras • Lavagem do pátio • Aspersão do agregado graúdo, neutralizando o pó característico desse material, que é tóxico para o ser humano. A eliminação desse material particulado também influi positivamente nas características gerais dos concretos produzidos, seja pelo aprimoramento da reologia dos mesmos, bem como pelo maior refinamento da região de transição pasta/agregado, fato que contribui para a obtenção de concretos de qualidade superior, de acordo com os mais recentes avanços em tecnologia do concreto. Na foto 1, temos uma parte do Layout da empresa:

Foto 1 - TOPMIX - Engenharia e Tecnologia de Concreto S/A

Imagem

Fonte: Próprio Autor

2 – OBJETIVO

O objetivo principal desta visita foi enriquecer os conhecimentos dos discentes, no que diz respeito ao processo de concretagem e tomar ciência dos fatores de recursos hídricos utilizados no processo de concretos, além de conhecer o processo operacional da empresa. Buscara ainda instigar e estimular o visitante, o aluno Allan Cardoso conforme figura 2, no âmbito de seu curso de engenharia civil, sendo possível associar conhecimentos teóricos aos utilizados na pratica.

2

Fonte: Próprio Autor

3 - CONCEITO DE CONCRETO

Conceito: Trata-se do material de construção civil composto pela mistura correta e adequada de Cimento Portland, água, agregados miúdos e graúdos, bem como de aditivo (s) químico (s) tendo em vista as necessidades peculiares de cada obra a ser atendida.

Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com