TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  7/4/2016  •  Monografia  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

     

                                                  INTRODUÇÃO

O presente tema intitulado: A Importância da Formação Técnico-profissional no Técnico de Radiologia: Um estudo de caso dos Profissionais do Hospital dos Cajueiros, do Município do Cazenga, ( 2015).  É uma proposta de pré-projecto, de  pesquisa, a nível dos  trabalhos de investigação realizado com o intuito de obter o grau de Licenciatura em Radiologia. Do ponto de vista epistemológico enquadra-se na área de radiologia.

A Formação  Técnico- profissional no Técnico de Radiologia, possibilita a conhecer as novas tecnologias de informação.

   

 A Justificativa do tema tem haver:

  1. Razões Académicas: O facto das ausências dos estudos relacionados com o tema, criou-nos uma curiosidade, de um estudo deste fenómeno e que de certa forma ira contribuir, para que se olhe na importância da formação técnico profissional  no técnico de radiologia.

No âmbito da formação curricular, a nível institucional os estudantes do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude, devem apresentar um trabalho de final de curso para obtenção do grau de licenciatura em radiologia.

 

  1. Razões Profissionais: Tem se notado a ausência de conhecimento sistematizado nos técnicos de radiologia, do Hospital dos Cajueiros, no exercício das sua funções.    

Em função da nossa Justificativa pretendemos obter a seguinte pergunta de partida.

Qual é a importância da formação técnico-profissional no técnico de Radiologia do Hospital dos Cajueiros do Cazenga?

 Tendo em conta a nossa problemática traçamos os seguintes objetivos de pesquisas, do pré- projecto.

 Gerais: A valiar ate que ponto a formação técnica profissional no técnico de Radiologia dos Cajueiros, desempenha um papel para a compreensão da sua identidade profissional.

Tendo em conta os objetivos gerais traçamos os objetivos específicos:

Determinar os tipos de formações técnico profissional que constituem as mais valias ao técnico de Radiologia.

 Em função dos nossos objetivos construímos as seguintes hipóteses de pesquisas:

H1- A formação técnico profissional no técnico de Radiologia do Hospital dos Cajueiros, poderá contribuir para colmatar as lacunas existentes, e ajudará a criar formações técnico profissional periódica para os técnicos no sentido de estarem atualizados com as novas tecnologias de informação.

O referido estudo será realizado  no Hospital dos Cajueiros, no Município de Cazenga, em Luanda no período de 2015.

Pretendemos que o nosso trabalho seja estruturado por 3 três capitulo.

Capítulo I- Intitulado revisão da literatura, faremos uma incursão dos conceitos da Importância da formação técnico profissional no técnico de radiologia, e o enquadramento teórico e conceitual das mesmas, bem como os clássicos da teoria da importância técnico profissional e de outros autores que já se debruçaram sobre o tema.

   Capítulo II- Intitulado metodologia da pesquisa, iremos demonstrar as técnicas que usaremos para recolha das informações e o modelo de pesquisa e a caracterização  da amostras.

Como técnica de recolha de dados, iremos utilizar o questionário ou pesquisa por a profundidade.

 Capítulo III, Intitulado apresentação e analises dos resultado, faremos uma interpretação das informação, recolhidas do fenómeno.

Terminaremos  o nosso trabalho com as conclusão, bem como as referencias bibliográficas e os anexos.

Neste aite iremos definir a metodologia de pesquisa em função da natureza do estudo.

Em função da pesquisa , este aite metodologia consublancia-se em escolhermos o método cientifico como base  para construção de conceitos, definição de variáveis dependentes e independentes, indicadores que sustentam as considerações do presente trabalho.

A importância da Formação Técnico Profissional no Técnico de Radiologia, vem para colmatar as dificuldades que os técnicos atravessam com as novas tecnologias, no exercícios da sua profissão.

Qualquer natureza desta pesquisa significa uma revisão de literatura que aborde  a questão da Importância da Formação Técnico Profissional no Técnico de Radiologia, bem como os elementos de planeamento empírico.

Segundo Lackatos e Marconis ( 2010), todas as ciências caraterizam-se pela utilização de métodos científicos, em contrapartida nem todo ramo de estudo que emprega estes métodos são ciências. Podemos assim defender que a utilização de métodos científicos, não é simplesmente de ciência, mas não há ciência sem emprego de métodos científicos ( Lakatos e Marconis, 2010: 65).

Tendo em conta o nosso os nossos objetivos que norteiam a pesquisa a planear, a pesquisa quantitativa, que é aquela que se preocupa em analisar os fenómenos por meio de procedimentos matemáticos, tendo como principal foco a medição   de fenómeno ( Jorge, 1998: 76).

A investigação cientifica que tem a sua reflexão na metodologia constituir os passos que iremos proceder para a recolha das informações.

 Importa salientar, que  também iremos fazer uma relação com a pesquisa qualitativa que é caraterizada por uma interpretação subjetiva, isto é compreender  as emoções, motivações, significações da população em estudo.

Tipos de Pesquisas

Segundo Rampamzo, uma pesquisa é um conjunto de ideias sistematizada,  estruturado, organizado que visa a descoberta de um conhecimento novo ( 1998:15).

Segundo Ramos e Narajo, a pesquisa constitui um campo de acção onde entende-se a partir do objecto que se abstrai como sistema de influencias do sujeito cognoscente

 ( 2014: 81).

Para o referido estudo, faremos recursos a pesquisa Documental e Bibliográfica.

Segundo (Gil,2008), a pesquisa Documental: É muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Além de analisar os documentos de “primeira mão” (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), existem também aqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (350.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com