TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação e armazenagem

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

MOTIVAÇÃO

  O enfoque motivacional é baseado na renumeração do funcionário, porém se observa no decorrer do processo uma maior preocupação por parte de empregado em manter seu empego do que na própria renumeração. Desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais, não podemos medir a motivação a motivação diretamente, medimos o comportamento motivado, ação e forças internas e externas que influenciam na escolha de ação, pois a motivação não é passível de observação.

GRUPOS E EQUIPES

  Pertencer a um grupo implica submeter-se a suas regras e normas, estabelecem também prêmios e castigos. Os grupos tem um poder muito forte dentro das organizações, e pode ser utilizado a favor do cumprimento de objetivos organizacionais ou contra. Para administrar pessoas, devemos compreender que o grupo é maior do que as pessoas, embora que seja por ele constituído.

  A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingindo metas, as equipes desempenham várias funções ao mesmo tempo, ou seja, não há especificações para cada membro. Uma pessoa com alto envolvimento com a equipe, está associado a um alto desenvolvimento da equipe. Nos grupos a realização de trabalho depende fundamentalmente do esforço individual, já na equipe depende tanto do esforço individual como do esforço em conjunto.

PODER E INFLUÊNCIA DOS GRUPOS

  Sempre haverá uma dinâmica própria do poder que é a contradição entre mudanças e a resistência à mudança, sendo necessário saber lidar com elas. Uma das características dos grupos em relação ao poder é que ele é exercido de forma desigual entre seus membros.

  Quanto mais periférico o indivíduo, mais facilidade ele temem mudar o comportamento em relação ao grupo ou ao poder exercido pelo grupo.  Cuidar do todo e saber que os diversos grupos podem estar confrontados ou pelo contrário, trabalhando a favor de um mesmo projeto é de fundamental importância na hora de planejar mudanças organizacionais.

O QUE É LIDERANÇA?

  É o gerenciamento de mudanças com base em visões de futuro, é a capacidade de influenciar pessoas para alcançar metas e objetivos. Conceituar a liderança é uma tarefa bastante difícil, pois vários são os estilos e enfoques encontrados na literatura. Contudo temos alguns tipos de abordagem que envolvem  algumas dessas teorias. A abordagem dos traços de liderança é restrita, pois pressupõe que a liderança seja um dom inato, focando apenas na associação entre liderança e características pessoais, como carisma e firmeza, por exemplo. Abordagem comportamentais, definem  e diferenciam um líder de um não líder, é possível treinar uma pessoa para se tornar um líder. Há dois estilos básicos, o autoritário e o democrático. Entre esses dois extremos se encaixam variados estilos de liderança. Abordagens situacionais ou contingenciais, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferenciado, o líder eficaz é o que tem a capacidade de se adaptar a grupos  de pessoas com determinadas características sob condições extremamente variadas. Temos também as abordagens da liderança carismática ou transformacional os lideres transformacionais – carismáticos são dotados de grande potencial para revitalizar instituições em declínio ou que se encontram  em processos de drásticas mudanças. Uma das principais criticas a esta abordagem é sobre sua aplicação em situações que se caracterizam por períodos que exijam maior empenho dos lideres na manutenção da rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com