TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças da lei 11.638/07

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças com a Lei 11.638/07 e alteração pela Lei 11.941\09

Há décadas atrás a Contabilidade no Brasil era desenvolvida principalmente para atender as necessidades fiscais, e não existia preocupação com os usuários da informação contábil. Com o passar do tempo foi surgindo à necessidade por informações mais seguras, confiáveis e claras que demonstravam a real situação da empresa.  Nesse momento então começa a haver grandes mudanças nas demonstrações contábeis por conta da globalização, as demonstrações contábeis necessitam de uma linguagem universal para que analistas, investidores e demais usuários tenham a compreensão das informações.

A Lei 11.638/07 alterada pela lei 11.941/09 inseriu o Brasil no grupo dos países que se comprometem com a adequação ao International Financial Reporting Standards (IFRS), as normas Internacionais, e mais de 100 países segundo os dados do IASB (International Accounting Standards Boards), sucessor do IASC (International Accounting Standards Committee).

O ponto de maior relevância dessas mudanças se dá nas Demonstrações Contábeis, e esse processo ficou conhecido como harmonização dessas demonstrações, marcando de vez a historia da Contabilidade no Brasil, pois permite assim que todos os países tenham a mesma linguagem Contábil. Além disso, com a nova lei, houve grandes mudanças de filosofia, postura e pensamento em relação à primazia da essência sobre a forma, primazia da analise de riscos e benefícios sobre a propriedade jurídica e normas orientadas por princípios e não regras.

Todas essas transformações estão correndo de forma gradativa sendo orientadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), e podemos perceber que todo esse processo está trazendo grandes benefícios para os usuários da informação Contábil, seja ele usuário nacional ou internacional, uma vez que a Contabilidade está utilizando uma linguagem universal facilitando o entendimento das demonstrações Financeiras de uma forma globalizada.

Processo Evolutivo da legislação Contábil no Brasil[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Comparativo de mudanças do Balanço Patrimonial

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com