TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES

Por:   •  13/10/2018  •  Artigo  •  4.028 Palavras (17 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 

COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES

LUAN PERSINI SANTOS GOMES

BELO HORIZONTE

NOVEMBRO/2017


LUAN PERSINI SANTOS GOMES

COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração de empresas, do Curso de Administração de Empresas, da Universidade Estácio de Sá.

Prof. Orientador(a): Fernando Querubim Sardinha.

BELO HORIZONTE

NOVEMBRO/2017

COMO A CONTABILIDAE GERENCIAL PODE AUXILIAR NO PLANEJAMENTO, CONTROLE E TOMADA DE DECISÕES EM UMA EMPRESA GERENCIADORA DE ESTACIONAMENTOS COM MÚLTIPLAS UNIDADES

 

LUAN PERSINI SANTOS GOMES

201608057267

luanpersini@hotmail.com                                                                

RESUMO

Um dos grandes desafios encontrados por diversas empresas é a tarefa de gerenciar múltiplas unidades, uma tarefa complicada, principalmente devido a dificuldade de implementar ferramentas de controle eficazes, uma vez que o nível de complexidade se torna cada vez maior na medida em que o número de unidades a ser controlada aumenta. O objetivo deste estudo é demonstrar como a Contabilidade Gerencial pode auxiliar neste processo, de forma a facilitar e melhorar os processos de planejamento, controle e tomada de decisões nas empresas que possuem múltiplas unidades, como é o caso de uma empresa gerenciadora de estacionamentos de Belo Horizonte, que foi parte deste estudo, demonstrando como alguns dos métodos e técnicas da Contabilidade Gerencial auxiliaram a obter um nível maior de controle de suas diversas unidades.

Palavras chave: Contabilidade Gerencial; Ferramentas de Gestão; Processo decisório. 

  1. INTRODUÇÃO

No atual cenário econômico em que os mercados são agora globais, as empresas precisam estar preparadas para responder de imediato as adversidades ou poderão sofrer graves consequências. A concorrência agora está mais acirrada, podendo incluir empresas estrangeiras, as mudanças tecnológicas continuam ocorrendo de forma acelerada e os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes.  Para auxiliar esta resposta rápida da empresa, temos a Contabilidade Gerencial como um dos principais aliados.

A Contabilidade Gerencial envolve, de forma resumida, os processos de mensuração, obtenção, análise e comunicação de informações para os usuários internos da empresa, principalmente seus administradores, com o objetivo de auxiliar nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Estas funções não são fáceis de serem realizadas, tornando-se ainda mais complicadas quando uma empresa possui mais de uma unidade.

Este cenário é o encontrado na empresa onde realizo estágio, pois a grande quantidade de unidades dificulta a realização das funções administrativas, motivando a escolha do tema e, também, do problema do trabalho, que é identificar como a Contabilidade Gerencial pode auxiliar no planejamento, controle e tomada de decisões em uma empresa gerenciadora de estacionamentos com múltiplas unidades.

A empresa objeto de estudo tem sede na cidade de Belo Horizonte/MG e atua também em outras regiões do país, contando com um total de mais de 30 unidades. A fim de proteger o segredo industrial e estratégico desta empresa, utilizaremos o nome fantasia de X-Estacionamentos.

O objetivo deste trabalho é identificar como a contabilidade gerencial pode auxiliar os administradores de uma empresa gerenciadora de estacionamentos nas funções de planejamento, controle e de tomada de decisões. Os objetivos específicos são: identificar as principais áreas que necessitam, mas não possuem controle satisfatório na empresa X-Estacionamentos; levantar os processos de controle, planejamento e tomada de decisões existentes nestas principais áreas da empresa; verificar, com os responsáveis, quais os processos de contabilidade gerencial que estão em etapa de implementação para auxiliar nas funções de controle, planejamento e tomada de decisões.

Como metodologia, foi utilizado neste trabalho a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os principais autores pesquisados foram x, y e z. Os dados do estudo foram coletados pelo autor deste artigo, estagiário na empresa X-Estacionamentos, através de observação espontânea, entrevistas e análise de documentos.  

  1. REFERENCIAL teórico

Os assuntos envolvendo a Contabilidade Gerencial são bem extensos, sendo assim, o foco deste referencial teórico será elucidar o que é Contabilidade Gerencial, suas diferenças em Relação a Contabilidade Financeira e apresentar algumas das técnicas e teorias que possam ser relevantes para responder os objetivos deste trabalho.

  1. Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial

Não podemos falar de Contabilidade Gerencial sem citarmos a Contabilidade Financeira. A Contabilidade Financeira surgiu na Revolução Industrial para suprir as demandas por informações decorrentes das novas modalidades de financiamentos dos negócios. O balanço patrimonial e a demonstração anual de lucros surgiram nesta época, com o objetivo para prestar contas aos investidores. (PADOVEZE, 2013)

Já a Contabilidade Gerencial remota da época de expansão do capitalismo industrial, surgindo “da necessidade do gerenciamento interno em função das novas complexidades dos processos de produção, objetivado informações para a tomada de decisão.” (PADOVEZE, 2013, pg. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com