TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de atividades atuarias

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

Bianca Pereira Dias

RA

6814008147

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Jessica Carolina Prudencio Cantelli.

Anhanguera Educacional

2016

  1. Evolução histórica do Seguro no Brasil

O seguro na humanidade surgiu na pré-história onde foram criados grupos para assegurarem a existência, protegendo-os das variações climáticas e perigos cotidianos. E no sentido comercial teve seu início pelos chineses que precisavam transportar suas mercadorias com barcos (correndo o risco de serem levadas pelas correntezas) e reuniam-se vários comerciantes que colocavam em um barco apenas partes da mercadoria de cada integrante do grupo, pois se ocorresse um sinistro não seriam integralmente lesados.

Já no Brasil sua atenção considerável para o seguro em ser vendido foi em 1808, surgindo a companhia de seguros Boa Fé que observaram os riscos com a chegada da Família Real Portuguesa e criaram o seguro marítimo, porém eram regidos pelas leis de Portugal. Apenas em 1850 que o Brasil promulgou um código comercial Brasileiro que estabelecia critérios para o contratante e a contratada.

Com o código começaram a surgir várias seguradoras, que atuaram nos segmentos marítimos e terrestres. O seguro de vida era proibido até o ano de 1855, neste mesmo ano foi liberado a venda porém somente se fosse feito junto ao marítimo.

No final do século XIX o país avançou no setor, pois as segurados estrangeiras começaram a atuar e trouxeram experiência extensa no quesito terrestre.

Em 1966 foi criado pelo governo o Sistema Nacional de Seguros Privados, criando um Conselho (CNSP) uma Superintendência (Susep) que possuíam a responsabilidade de controlar e fiscalizar o mercado de seguros.

Em 1971 foi criada uma Fundação Escola (Funenseg) que aprimorou o mercado desenvolvendo e disseminando conhecimento e formação de profissionais para serem corretores de seguros.

  1. Seguro: definição e características gerais

Seguro é uma cobertura prometida por uma contratada, como uma forma de indenização quando ocorre um sinistro estabelecido no contrato. No geral, o indivíduo que deseja ser segurado paga mensalmente ou anualmente um valor que cobre determinados imprevistos, o contrato é denominado apólice.

Risco é um evento que há certeza se vai ocorrer, mas se caso advir causa perdas e prejuízos financeiros, fazendo com que o indivíduo ou a empresa procure seguradoras que cobrem esses sinistros. Sinistro define determinado acontecimento e cobre ele conforme determinado no contrato.

Existem três tipos de seguro: autosseguro, mutualismo e o seguro em si. O autosseguro é quando a pessoa por conta própria resolve acumular uma quantia em dinheiro para compensar os imprevistos. O mutualismo é quando várias pessoas se reúnem para dividirem as perdas de seus bens, é semelhante ao que acontecia no início do seguro, como citado no capítulo anterior. E o seguro em si é a opção mais comercializada atualmente gerenciando o risco, onde as segurados adquirem o risco da entidade para si recebendo uma quantia como prêmio.

O papel de uma seguradora basicamente, é agrupar os vários prêmios recebidos, estimando as quantidades de perdas que podem ocorrer e obter a partir daí um controle financeiro capaz de cobrir todos os sinistros e ainda gerar rentabilidade financeira. Prêmio é a representatividade em dinheiro entregue pelo segurado ao segurador.

Para a apólice de seguro todos estão obrigados ao princípio da boa-fé, tanto a seguradora em expor detalhadamente o que é coberto ou não, e do segurado em descrever todas as informações necessárias que traça seu perfil de risco.

Existe uma franquia que é a seguradora paga, e que determina o preço do seguro. Franquia é o valor a ser pago no contrato na ocorrência do sinistro e quanto maior o seu valor, maior o prêmio e vice-versa. Esta não é obrigatória, e quem faz a escolha é o usuário.

 

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas

O seguro de automóvel cobre quase todos os riscos que um veículo pode sofrer, como por exemplo, roubo, incêndio, colisão, entre outros. O valor da indenização sempre está descrito na tabela de referência na apólice, normalmente é utilizada a tabela FIPE, mas podem ser feitos ajustes no valor caso o veículo possua características que o deixem mais caro que a tabela FIPE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com