TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de atividades atuarias

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.602 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

                                     [pic 1]

NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Ádila Rosane Rodrigues da Silva                   RA: 3830725003

Carlos Dias Alcântara                                     RA: 1299892524

Karen Machado de Souza Azcutia                  RA: 4346838278

Mariza Garçoni de Holanda                            RA: 3830723668

Rita Mônica Dias                                            RA: 5568151192

Tânia Cristina Mendes Calazans Braga          RA: 4311804636

Taguatinga, maio de 2015.

Ádila, Carlos, Karen, Marisa, Monica e Tânia.

Atividades Práticas Supervisionadas sobre Noções de Atividades Atuariais do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Sob a orientação de GISELE BAFUME QUIERELLI (tutora à distância) Prof. á distância: Me. LUIZ PALMEIRA e do Professor-Presencial SERGIO CARVALHO.

Aprovado em: ____/____/_______

Nota: _______________________

_______________________________

Prof.

Taguatinga, maio de 2015.

Sumário

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

Como Surgir o Seguro no Brasil?        

2-Quais os Elementos essenciais do Seguro e suas definições?        

3-Qual o Objetivo de se fazer um Seguro        ?        

ETAPA 2        

COSSEGURO, RESSEGURO, RETROCESSÃO E FRAUDE.        

COSSEGURO        

RESSEGURO        

RETROCESSÃO        

FRAUDE        

ETAPA 3        

Plano de Previdência Privada        

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)        

Diferença entre VGBL e PGBL        

CONCLUSÃO:        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO

     Nesta Atps abordaremos a origem do seguro no Brasil, bem como os elementos que são imprescindíveis para sua operacionalização e também as razões que nos leva a contratar um seguro, no Brasil e no mundo, dentro de um conceito amplo sobre seguros as empresas, e as pessoas tem valorizado este método de prevenção e segurança quanto a imprevistos e acidentes, quando se trata de seguro o mesmo se mostra tão necessário e importante que as pessoas chegam a assegurar partes do corpo ou os mais improváveis bens que lhes garanta o sustento ou que tenha custado muito dinheiro e o mercado brasileiro de seguros passa por um momento único. A abertura do resseguro, a necessidade de incorporar novos consumidores, a internacionalização do mercado, a rápida convergência entre os mercados de seguro e financeiro, a atração de novos capitais, empresas e tecnologia trazem grandes oportunidades e grandes desafios. Outra importante forma de prevenção e de segurança de renda é a previdência privada que a cada ano que passa, o Brasil vem abrindo um leque de possibilidades para que as empresas e as pessoas que fazem parte desta contribuição possam ter maior segurança e lucratividade.  O seguro é um recurso tão necessário que as próprias seguradoras tem feito seguro de suas apólices entre si e também tem intensificado a fiscalização sobre seus assegurados para que os mesmos não venham cometer fraudes e aplicar golpes nas empresas.

    Também estudamos sobre previdência privada e suas divisões, explicando as suas especificações e principais diferenças.

.

ETAPA 1

Como Surgir o Seguro no Brasil?

    A primeira empresa de seguro no Brasil, a Companhia de Seguros Boa-Fé em 1808, com a vinda da família Real, e a criação do Banco do Brasil e o início da navegação intensiva com todos os países.  Até 1822, ano da Independência só se desenvolveu aqui o seguro marítimo. Menos de trinta anos depois foi promulgado o Código Comercial, que regulamentou as operações de seguro marítimo, proibindo o seguro sobre a vida de pessoas livres. Com o progresso decorrente, fundaram-se novas empresas, que então passaram a se dedicar a outros ramos de seguro, como o de incêndio e o de mortalidade de escravos, seguro de destaque da época, dada a importância da mão de obra negra para a atividade econômica.

Em 1855, foi fundada a Companhia de Seguros Tranquilidade no Rio de Janeiro, a primeira a comercializar no Brasil seguro de vida.

Poucos anos depois, estabeleceram-se no Brasil diversas empresas estrangeiras, que trouxeram para o país a sua experiência específica.  Com a Proclamação da República, a atividade seguradora, em todas as suas modalidades foi regulamentada. Promulgado em 1916, o Código Civil regulou, como fizera o Código Comercial em relação aos seguros marítimos, todos os demais seguros inclusive o de vida. Em 1935, foi fundada aquela que viria a ser a maior companhia seguradora da América Latina, a Atlântica Companhia Nacional de Seguros, hoje Bradesco Seguros.

Em 1939, foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil (IRB), com a atribuição de exercer o monopólio do resseguro no país. Já em 1966, com a edição do Decreto lei nº 73, é instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados com a criação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão oficial fiscalizador das operações de seguro.

Em 1951, é fundada, FENASEG, (Federação Nacional das Empresas de Seguro Privados e de Capitalização).

Em 1971, é criada a Fundação Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), formando e habilitando corretores de seguros e em 1975 a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (FENOCOR).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (288.7 Kb)   docx (102.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com