TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Apêndice C – Disposições Transitórias

Por:   •  20/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

Apêndice C – Disposições transitórias

Empreendimento controlado em conjunto (joint venture) – transição da consolidação proporcional para o método da equivalência patrimonial

        Na mudança de consolidação proporcional para MEP, a entidade reconhece seu investimento na controlada (joint venture) pelo MEP. O investimento iniciaç deve ser mensurado com o total dos valores contábeis de ativos e passivos, incluindo Goodwill.

Quando a agregação de ativos e passivos consolidados anteriormente proporcional resultar em ativos líquidos negativos, a entidade avaliará se há obrigações legais ou construtivas em relação aos ativos líquidos negativos e, caso isso ocorra, a entidade reconhecerá o respectivo passivo. Se não houverem obrigações legais ou construtivas em relação aos ativos líquidos negativos, a entidade não reconhecerá o respectivo passivo, mas justará os lucros ou prejuízos acumulados no início do período subsequente.

Ao início do período subsequente em rubrica única, a entidade deverá divulgar a composição dos ativos e passivos que foram agregados ao saldo do investimento. Na divulgação a entidade deve compor os ativos e passivos que foram agregados em todos os empreendimentos controlados conjuntamente.

Logo após o reconhecimento, a entidade deve contabilizar seu investimento no empreendimento controlado conjunto utilizando o MEP.

Operações em conjunto (joint operations) – transição do método da equivalência patrimonial para a contabilização de ativos e passivos

        Na mudança de tratamento contábil do método da equivalência patrimonial para a contabilização de ativos e passivos em relação à sua participação em operação em conjunto, a entidade deve desreconhecer, no início do período subsequente, o investimento contabilizado antes utilizando-se o MEP e quaisquer outros itens que faziam parte do investimento líquido da entidade no negócio, considerando p item 38 do CPC 18 e deve reconhecer sua participação em cada um dos ativos e passivos conforme a sua participação na operação em conjunto, incluindo goodwill que possa ter feito parte do valor contábil do investimento.

A entidade precisa determinar sua participação nos ativos e passivos relacionados à operação em conjunto, baseando-se nos seus direitos e obrigações já previstas no contrato.

         Quando ocorrerem mudanças decorrentes do investimento anterior contabilizado pelo MEP, juntamente com outros itens que são parte do investimento líquido, conforme o item 28 do CPC 18, e do valor dos ativos e passivos, incluindo Goodwill, deverá ser:

  1. compensada com qualquer Goodwill relativo ao investimento, e qualquer diferença restante deve ser ajustada contra os lucros ou prejuízos acumulados. Se o valor líquido reconhecido dos ativos e passivos, incluindo Goodwill, for maior que o investimento.
  2. ajustada contra os lucros ou prejuízos acumulados, se o valor líquido reconhecido dos ativos e passivos, incluindo Goodwill, for menor ao investimento desreconhecido.

 Quando a entidade mudar do MEP para a contabilização de ativos e passivos precisará fornecer uma conciliação entre o investimento desreconhecido e os ativos e passivos reconhecidos, junto com qualquer diferença restante ajustada contra os lucros ou prejuízos acumulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com