TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO EMPRESÁRIAL

Por:   •  30/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO - UNOPAR

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOZIENE BATISTA ALVES

CENÁRIO EMPRESÁRIAL

[pic 2]

JI-PARANÁ

2012

JOZIENE BATISTA ALVES

CENÁRIO EMPRESÁRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, as diciplinas no 1º periodo.

Ji-Paraná

2012

CENÁRIO EMPRESÁRIAL

No brasil, as perspectivas para 2012 dos empresários é de otimismo, é o que constatou a pesquisa feita pela Serasa Experian sobre Expectativa Empresarial realizada no inicio de janeiro deste ano. Segundo essa pesquisa, o otimismo é maior entre as pequenas empresas, pois a uma grande maioria estão revendo para cima a previsão de faturamento no primeiro trimestre deste ano, o que significa forte expectativa no aumento das vendas.

Mesmo neste cenário de otimismo, algum pontos devem ser analizados e trabalhados pelos empresários para que haja um real crescimento no setor empresárial, tais como: planejamento estratégico, recursos financeiros, qualificação de mão-de-obra, entre outros. Esses pontos, serão abordados ao longo do texto, demostrando a importancia da contabilidade no setor empresarial.

Fatores ambientais das organizações

No ambiente organizacional existe fatores externo com aspectos econômicos, socias, tecnolólicos e ambientais que irão interferir na forma como ela irá se comportatar perante o mercado. Também existe fatores internos que são os recursos internos , exemplo, aspectos físicos, finaceiros, humanos e tecnológicos que, irão sofrer impactos dos fatores externos.

         Caberá ao administrador obter recursos internos, que faça com que a organização esteja sempre pronta a se adaptar, estrategicamente, as mudança contínua do ambiente externo. E é o Planejamento Estratégico que vai definir essa relação entre a empresa e o ambiente interno e externo, é também os objetivos organizacionais, com a definição de metas e valores.

        Silva (2010, p.151), coloca que “ Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento”. Dessa forma, podemos dizer que um bom planejamento estratégico conduzirá a organização nas tomadas de decisões, obtendo assim um melhor desempenho, e conseqüentemente, um resultado.

A matemática a serviço das empresas

A matemática é uma ciência de interpretação e resolução de problema científicos e do cotidiano das pessoas, que se originou da necessidade de compreender, interpretar e explicar fenômenos e acontecimentos do mundo real desde os tempos mais primitivos. É a contabilidade é tão antiga quanto a própria matématica, surgindo da necessidade do dia-a-dia de controlar bens e produções.

Em diversas áreas do conhecimento, assim como na contabilidade, a matemática é imprescindível como ferramenta para compreender os cálculos finaceiros, as funcões das situações propostas, na solução dos diversos problemas. (ARAMAN; SAMPAIO, 2009)

A aplicabilidade da matemática na atuação do contador é muito grande, por exemplo: nas demonstrações contábeis, na gestão de custos, na elaboração dos cálculos trabalhistas, nos cálculos de folhas de pagamentos, etc.

Aspectos jurídicos do empresário

Nem todas as pessoas podem fazer tudo o que quiserem, pois não são todas que tem plena/absoluta capacidade civil, há pessoas que seram considerada absolutamente incapaz e outra relativamente incapaz.

É absolutamente a incapacidade quando a lei considera uma pessoa totalmente inapto ao exercício da atividade da vida civil,  conforme no artigo 3º do Código Civil são - os menores de dezesseis anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

Já as pessoas relativamente incapacitada são aqueles cuja manifestação de vontade é reconhecida pelo ordenamento jurídico, desde que eles sejam assistidos por seus responsáveis. Segundo o artigo 4º do Código Civil são incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer: os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os pródigos.

Conforme artigo 5º  do Código Civil a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil a partir da maioridade, que é aos dezoito anos completos. Também cessará, para os menores, a incapacidade: pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; pelo casamento; pelo exercício de emprego público efetivo; pela colação de grau em curso de ensino superior; pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

A pessoa jurídica, segundo Espolador ( 2009, p. 148), é considerada uma ficção legal, sendo uma criação do direito para atingir as devidas finalidades, podendo ser de direito público ou de direito privado.

A existência legal da pessoa jurídica  de direito privado  começa com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo.(art 45º CC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com