TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DO SISTEMA SAP

Por:   •  24/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- SISTEMA ERP        2

2- SISTEMA SAP        2

3- PARA QUE SERVE?        3

4- EVOLUÇÃO        3

5- ESTRUTURA        4

6- FINALIDADE        5

7- BENEFÍCIOS        6

8- DESVANTAGENS        6

9- SOBRE VALORES        7

10- PRINCIPAIS MÓDULOS        7

11- BIBLIOGRAFIA        8


  1. SISTEMA ERP

Para começar o que significa essa sigla ERP?

Esta sigla é vem do Inglês com a seguinte definição: Enterprise Resource Planning (ERP), traduzindo para o português chegamos a definição de Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

  1. SISTEMA SAP

Sistema SAP tem como objetivo integrar todos os dados e processos de uma Empresa/Organização em um único sistema, dividindo módulos, onde cada módulo corresponde a uma área especifica, como por exemplo, o módulo SD (Sales and Distribution) que contempla a área de Vendas e Distribuição, fazendo a integração das informações para determinado processo. Cada programa, é executado através de uma transação separadamente. Estes programas são desenvolvidos em ABAP, uma linguagem de programação, na qual a SAP detém os direitos. Falando de uma forma mais clara, seria como ter todas as informações em único lugar da sua empresa!

Com isso diversas empresas criaram os seus ERP’s e a SAP A.G foi uma delas.

SAP A.G foi fundado por uma empresa Alemã, líder no segmento de software corporativos, tendo em cerca de 86 mil clientes, segundo a própria empresa SAP, em todo mundo dentre a grande maioria das empresas de grande porte.

Para quem nunca viu a carinha do SAP, segue abaixo uma breve ilustração:

[pic 1]

  1. PARA QUE SERVE?

Muitas pessoas podem pensar que esse tal de SAP é aquela tecla que temos nos nossos controles das nossas TV’s, mas essa tecla tem outra finalidade, e possui outro significado também Second Audio Program (SAP).

Já o SAP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é um sistema que muitas empresas usam e investem muito dinheiro, e utilizam essa ferramenta como o principal objetivo de transformar aqueles sistemas caseiros em um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Com isso torna a empresa mais competitiva no mercado, pois as tomadas de decisões são mais ágeis pois as informações estão em único lugar.

Cada módulo é responsável por mais mil processos de negócios, baseado em práticas do dia a dia de cada empresa, o sistema é configurado para atender a necessidade de cada determinado processo, onde mais de 8 mil tabelas administram em tempo real as informações que trafegam pela empresa. Seus métodos de trabalho são bastante conhecidos por disponibilizar conforto e eficiência ao relacionar programas da mais alta tecnologia e desenvolver programas capazes de solucionar os mais variados tipos de tarefas.

  1. EVOLUÇÃO

O primeiro produto importante da SAP foi R/2, que até então era um conjunto de módulos voltado para mainframes, até que em 1995 foram apresentadas as primeiras aplicações do R/3, que ao contrário do seu antecessor, era voltado para o ambiente Cliente-servidor, sendo assim, não uma versão nova do R/2, mas sim um sistema diferente.

  1. ESTRUTURA

Um sistema SAP R/3 é composto por três camadas:

  • Frontend
  • Application
  • Database

Frontend é camada responsável por "exibir" as telas ao usuário.

Application é onde são processadas as operações efetuadas, transferindo para o Frontend, os dados a serem exibidos. É nessa camada que os programas ABAP são executados.
A camada de Application possui diversos serviços e processos (também chamados de Work Process) disponíveis.

O desenho típico de uma instância SAP é um servidor de Banco de Dados com um ou mais servidores de Application. Isso garante a integridade dos dados, e permite uma distribuição de carga nos servidores de aplicativo entre os usuários.

Por exemplo explicarei um Fluxo de Vendas de um produto que temos no Estoque e disponível para venda utilizando os princípios SAP.

[pic 2]

Conforme o fluxo de uma venda representado acima, todas as informações estão dentro do mesmo sistema, desta forma os processos ocorrem de maneira muito ágil.

Esse é um dos milhares de motivos que as empresas utilizam essa ferramenta.


  1. FINALIDADE        

Estamos vivendo hoje em meio de um fenômeno da globalização que vem sendo analisado de diferentes maneiras, onde podemos notar com facilidade o avanço tecnológico que ocorre dia a dia no campo de tecnologias da comunicação e informática.

Com esse avanço disparado que ocorre a cada dia o ser humano fica em desvantagem, pois acaba ficando impossível de acompanhar as inovações sistêmicas.

Neste caso são criados os sistemas integrados pensando justamente em minimizar os processos manuais e os mesmos auxiliam os seres humanos em suas rotinas diárias.

Segundo Martins e Laugeni (2006) o fantástico progresso técnico na capacidade de memória dos micros, em softwares de grande utilidade em linguagem amigável para um enorme número de usuários, além do desenvolvimento da internet e de outros meios de comunicação entre computadores, abriu caminho para que o papel da informática fosse crescendo de forma irreversível dentro das organizações e, inclusive, dentro dos lares.

Já é possível notar a irreversibilidade desse processo e a importância do impacto na economia. Os dirigentes das empresas começam a perceber a pressão que surge pelo efeito da globalização, e de forma rápida passam a dar uma atenção maior à criação de sistemas de informação mais completos que possa interagir melhor com as diversas áreas operacionais interna e com o público externo. Mas com todas as inovações fica visível que não basta usar novos recursos sobre procedimentos velhos, é necessário que haja uma nova organização da empresa para os novos tempos, e aos poucos seja introduzido os novos sistemas de informação que permita atender de forma rápida as novas demandas do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (202.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com