TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso ao sistema SAP

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO ORIENTATIVO PARA ACESSO AO SISTEMA GCM:

A área requisitante executará a transação ZMM_GCM e informará o tipo de operação que pretende realizar.

Através do GCM é possível Incluir, Alterar ou Excluir um material do SAP/R3/MM.

Caso a escolha seja alterar, excluir ou incluir por substituição, o sistema exigirá que o código do material seja informado. A partir dessa informação, o sistema levantará e disponibilizará as seguintes informações:

· Se existe estoque do material;

· Se há requisição de compras;

· Se há pedido de compras.

O sistema bloqueará o material a ser substituído (ou excluído!), automaticamente, logo que o requisitante LIBERAR as suas informações, para que não seja possível a criação de novos pedidos e requisições para ele.

Caso a solicitação seja CANCELADA o bloqueio automático será desfeito.

O usuário deverá também:

· Definir o tipo de inclusão a ser feita, podendo ser: Normal, Por Substituição ou Armazenamento;

· Classificar o material como Consumo, Reserva Técnica, Estoque ou Sobressalente;

No caso de Inclusão por Armazenamento, não será seguido o fluxo normal. O requisitante fará a solicitação, que se estiver de acordo, segundo a área de Cadastro, seguirá diretamente para aprovação (ou não) pela Gerência de Operações Logísticas. Este tipo de inclusão é feito para um material que não será comprado pela empresa, pelo menos neste momento.

No caso de inclusão por Substituição ou exclusão, a área requisitante deverá informar os dados do material a ser substituído (ou excluído!), como por exemplo, o destino que será dado ao estoque remanescente, a data máxima para exclusão, etc.

Se for uma Inclusão Normal, participarão do processo, conforme o tipo de material, as seguintes áreas:

· Consumo ou Reserva Técnica: Cadastro, Tributário e Contabilidade.

· Estoque ou Sobressalente: Cadastro, Planejamento, Tributário e Contabilidade.

Se for uma inclusão por substituição:

· Se o material a ser substituído for de Estoque (começa com 3, 7, 9) ou sobressalente (começa com 4) e o material que estiver entrando for de Consumo ou Reserva Técnica, vão participar do processo o Cadastro, o Planejamento, o Tributário e a Contabilidade.

· Se o material a ser substituído for de Consumo (começa com 6), ou Reserva Técnica (começa com 8), e se o material que estiver entrando for de Estoque (começa com 3, 7, 9), ou Sobressalente (começa com 4), também participarão do processo o Cadastro, o Planejamento, o Tributário e a Contabilidade.

· Se  material a ser substituído for de Estoque (começa 3, 7, 9) ou sobressalente (começa com 4) e o material que estiver entrando for de Estoque ou Sobressalente, também participarão do processo o Cadastro, o Planejamento, o Tributário e a Contabilidade.

· Se o material a ser substituído for de Consumo (começa com 6) ou Reserva Técnica (começa com 8), e o material que estiver entrando for de Consumo ou Reserva Técnica, só participarão do processo o Cadastro, o Tributário e a Contabilidade.

A área requisitante poderá ter que atuar também, no caso de reprovação das suas informações por outra área (Cadastro, Aquisição, Controladoria, Tributário ou Logística). Nesse caso, como a solicitação já foi criada, a transação que utilizará para este fim (analisar e corrigir informação) será a ZMM_GCM_CONSULTA.

Após informar a operação (Inclusão, Alteração ou Exclusão) e classificá-la (transação ZMM_GCM), o usuário deverá clicar no botão “INICIAR”, o que o remeterá à tela seguinte, na qual informará todos os dados da operação.

Para informar o "Nome básico", "Modificador" e "Características", usar obrigatoriamente o seguinte procedimento:

1. Escolher o "Nome básico" na lista existente na tela e TECLAR "ENTER";

2. Escolher o "Modificador" na lista existente na tela e TECLAR "ENTER";

3. Dentre as "Características" listadas na tela, para as que interessam escolher um valor dentre os existentes na lista ao lado de cada uma.

TRANSAÇÃO ZMM_GCM_CONSULTA:

Os usuários de qualquer área terão que utilizar essa transação para dar continuidade ao processo ou obter informações a respeito da solicitação.

Sob a ótica da área, a solicitação poderá assumir os seguintes STATUS:

CRIADO => Quando a área requisitante estiver criando a solicitação, mas ainda não tiver liberado;

CANCELADO => Quando a área requisitante cancelar a solicitação;

RASCUNHO => Situação da solicitação antes que ela seja liberada, após ter sido CRIADA. Só ocorre com a área requisitante;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com