TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTABILIDADE RURAL: FERRAMENTA ESTRATÉGICA APLICADA PARA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  15/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.066 Palavras (17 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CÂMPUS DIANÓPOLIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSÉ ABÍLIO GONÇALVES DE CARVALHO NETO

CONTABILIDADE RURAL: FERRAMENTA ESTRATÉGICA APLICADA PARA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

DIANÓPOLIS – TO

2022

JOSÉ ABÍLIO GONÇALVES DE CARVALHO NETO

CONTABILIDADE RURAL: FERRAMENTA ESTRATÉGICA APLICADA PARA GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, como exigência para obtenção do grau de Bacharelado.

Orientador: Prof.ª Me. Gilmar Teixeira Leão Coorientador: Prof.ª Me. Gabriel Machado Santos.

                       

         

DIANÓPOLIS – TO

2022[pic 2][pic 3]

[pic 4]

RESUMO

A contabilidade do agronegócio é fundamental na empresa rural como instrumento de controle, a contabilidade rural veio para auxiliar e atender as empresas, rurais e para produtores agropecuários, que estão nos ramos de atividade agrícola, agropecuária e psicultura, os conhecimentos das técnicas da contabilidade rural estão sendo difundidas entre os agricultores com maior ênfase, nos últimos anos, usando cada vez as ferramentas contábeis nos seus empreendimentos rurais, tento assim mais confiança nas suas tomadas de decisões, tornando seus negócios mais rentável e lucrativo, umas das técnicas de gestão contábil é o DFC fluxo de caixa, ferramenta muito importante toda empresa rural que queira manter-se cada vez mais competitivo no mercado hoje em dia. O objetivo geral da pesquisa é apresentar ferramentas estratégicas aplicadas a gestão do agronegócio, para isso a metodologia empregada na realização deste trabalho foi o método de pesquisa exploratória bibliográfica em livros, trabalhos, documentos. Dando um enfoque aos conceitos de Contabilidade Rural, Agronegócio e a utilização da Contabilidade no Agronegócio.

 Palavras-chave: contabilidade rural; agronegócio; gestão.

 

ABSTRACT

Agribusiness accounting is fundamental in the rural enterprise as a control instrument, rural accounting came to assist and serve companies, rural and for agricultural producers, who are in the fields of agricultural activity, farming and psychology, knowledge of rural accounting techniques are being disseminated among farmers with greater emphasis, in recent years, increasingly using accounting tools in their rural enterprises, thus trying more confidence in their decision-making, making their businesses more profitable and profitable, one of the accounting management techniques is the DFC cash flow, a very important tool for any rural company that wants to remain increasingly competitive in today's market. The general objective of the research is to present strategic tools applied to the management of agribusiness, for that the methodology used in the accomplishment of this work was the bibliographic exploratory research method in books, works, documents. Focusing on the concepts of Rural Accounting, Agribusiness and the use of Accounting in Agribusiness.

Keywords: rural accounting; agribusiness; management

INTRODUÇÃO

        A Contabilidade do agronegócio surgiu a fim de facilitar a gestão dos empreendimentos rurais (ALMEIDA, 2012). O agronegócio é o setor com grande crescimento no Brasil, através do amplo ramo de atividades, como à Agricultura, Bovinocultura, Piscicultura dentre outras mais, o país deu uma alavancada na economia. Com as ferramentas estratégicas de apoio à gestão do agronegócio visa buscar e atingir os objetivos propostos, alcançando os resultados para obtenção de um planejamento adequado, com um controle financeiro estratégico, traz ao empresário do agronegócio os resultados obtidos em um ano-safra, apresentando sua lucratividade ou déficit do período. A importância da utilização da informação através de dados que as ferramentas estratégicas de apoio a gestão são oportunas para tomada de decisão dentro de uma empresa do ramo do agronegócio.

Atualmente, esse ramo de trabalho exige cada vez mais, e como a Contabilidade é uma ciência que utiliza informações precisas, e como maioria dos donos das propriedades rurais não dão importância em buscar esse acompanhamento com um profissional qualificado na área, alguns acham um recurso desnecessário e as vezes  acham caro os valores cobrados para um bom gestor cuidar dos seus negócios, ate mesmo para uma consultoria, com isso o produtor leva prejuízo porque não sabe se está tendo lucros ou prejuízo.

No processo que exige informações sobre as tomadas de decisões são muito importantes para os planejamentos futuros, antes dos produtos finais estarem prontos para serem comercializados, os planos precisam ser elaborados. Para poder planejar os gastos, rendimentos e valores futuros do produto, o gestor precisar ser ousado. O proprietário rural não pode se limitar só na produção, ele precisa saber buscar e se informar sobre o ramo em que está trabalhando, esse são os meios para o processo decisivo no agronegócio. O produtor junto com seus gestores precisa está por dentro da contabilidade do agronegócio, é preciso adotar e se informar das novas ferramentas tecnológicas de campo, para poder ajuda-lo nas tarefas diárias.

O objetivo geral da pesquisa é apresentar ferramentas estratégicas aplicadas a gestão do agronegócio como mecanismos de fluxos de caixa, e em um contexto atual temos ainda as tecnologias usadas no meio rural hoje auxiliam muito no gerenciamento de gestão das propriedades do agronegócio, ela interfere principalmente no gerenciamento de softwares, como por exemplo o drone já é usado no acompanhamento de pragas e aplicação de inseticidas nas plantações.

2.  REFERENCIAL TEÓRICO:

2.1 CONTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (361.1 Kb)   docx (242.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com