TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade Rural

Tese: A Contabilidade Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 16

A Contabilidade Rural como instrumento de gestão na cultura sisaleira do Estado da Bahia.

Pedro Paulo Carneiro Rios

RESUMO:

Este estudo tem o objetivo de entender a Contabilidade Rural como instrumento de gestão, a serviço da administração rural. Apresentam-se conceito, objetivos e finalidades, buscando-se evidenciar suas especificidades, além de descrever o seu campo de ação, as empresas rurais, as propriedades rurais - a agricultura e a pecuária. Estabelece-se a problemática acerca da utilização ou não da contabilidade com fins gerencias nas empresas sisaleiras do Estado da Bahia. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como através de censo junto às empresas industriais e exportadoras de fibras de sisal e manufaturados de sisal, localizadas em Conceição do Coité, principal pólo industrial do estado, neste segmento. Percebe-se que ainda é incipiente o uso da Contabilidade com fins gerenciais na região sisaleira do estado da Bahia.

Palavras chaves: Contabilidade rural – agricultura – pecuária - sisaleiras

1 INTRODUÇÃO

O Brasil já há algum tempo luta na Organização Mundial do Comércio - OMC contra os subsídios agrícolas que os paises ricos oferecem aos seus produtores a fim de que os seus produtos possam “competir” com facilidade com aqueles produzidos nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil.

Sabe-se que esta tem se mostrado uma luta inglória, cujos resultados são praticamente inexistentes, a exemplo da última rodada de Doha onde os países desenvolvidos não aceitaram a redução de tais subsídios.

Apesar das barreiras existentes, conforme dados divulgados pela CNA referente ao ano de 2006, o Brasil é líder mundial em produção e exportação de açúcar, café, suco de laranja, álcool, tabaco, complexo soja, carne bovina, carne frango, encontrando-se na terceira posição quanto ao milho e à carne suína.

Tais produtos, dentre outros, compõem o que os investidores vêm chamando de Agronegócio, verdadeira locomotiva nacional que contribui com a maior parte do superávit comercial brasileiro.

A pujança do agronegócio nos indica a direção que as Ciências Contábeis e em particular o Contador precisam trilhar, pois compreender em profundidade a realidade do setor rural tornou-se imperativo.

Neste aspecto, mostra-se a Contabilidade Rural tal a Contabilidade de Custos que, exceto raros casos, necessita o Contador “descer” ao chão de fábrica para compreendê-la e, só então possa transformar dados dispersos em departamentos ou unidades em informações úteis à tomada de decisão.

O presente estudo tem o objetivo de buscar compreender como se processa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural, dando-lhe ênfase gerencial, para entender as especificidades da Contabilidade Agrícola e Agropecuária. Objetiva, ainda, determinar que informações contábeis – gerenciais são necessárias ao suporte da administração das empresas industriais ou exportadoras de fibras de sisal e manufaturados, localizadas em Conceição do Coité, também verificar o nível de satisfação desses administradores com as informações contábeis que lhes são prestadas.

Estabelece-se a problemática com a questão: os administradores das empresas industriais ou exportadoras de sisal, localizadas em Conceição do Coité, utilizam as informações contábeis com fins gerenciais?

Para a compreensão de como se processa o uso da contabilidade aplicada ao setor rural e ao entendimento das especificidades da contabilidade agrícola e agropecuária, bem como para a determinação das informações gerencias que o contador precisa gerar para o administrador rural, foi utilizada a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico em livros, jornais e revistas especializadas, bem como através de buscas na rede mundial de computadores (WEB) - nos sítios eletrônicos das entidades relacionadas ao setor.

Apresenta-se uma contextualização histórica da agricultura e da pecuária em nosso país, descrevendo-se as suas características e especificidades, além das peculiaridades da contabilidade aplicada ao setor.

O estudo pode, ainda, ser classificado como uma pesquisa descritiva, haja vista descrever as características do setor rural e da Contabilidade Rural.

Realizou-se um censo, junto às empresas industriais e exportadoras de sisal, localizadas no município de Conceição do Coité – principal pólo produtor de sisal, no estado da Bahia, para se determinar as informações contábeis necessárias ao atendimento da Administração dessas empresas, além de se verificar o nível de satisfação com as informações contábeis que lhes são prestadas.

Foi utilizado como método de abordagem o método indutivo, e como método de procedimento o censo. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação direta intensiva, através da utilização de um questionário aplicado junto aos diretores e sócios das empresas do ramo sisaleiro, em Conceição do Coité.

2 O SETOR RURAL

Inicialmente faz-se um pequeno “mergulho” na realidade do setor rural, buscando compreendê-lo melhor.

O setor rural é para a contabilidade o início de tudo, vez quê, foi a partir da necessidade que o homem primitivo teve em contar, registrar e controlar seus pertences que se encontram as mais remotas formas de controle patrimonial. Marcar num pedaço de pau as quantidades possuídas parece algo obsoleto hoje, entretanto para aqueles nossos antepassados foi uma grande realização e sem dúvida, a possibilidade de acumulação de riquezas com controles e acompanhamentos.

A forma de controle usada pelos povos primitivos, mantidas as proporções, ainda pode ser encontrada nos rincões deste imenso país que, lamentavelmente, ainda mantêm boa parcela de sua população analfabeta. Ora, o que podem fazer essas pessoas para controlar seus animais e a sua produção? Talvez recorrer à memória, apenas, ou talhar a madeira para anotar tais informações!

Felizmente, essa realidade não é majoritária e pode-se encontrar proprietários rurais que mantêm suas propriedades baseadas em conhecimento, em tecnologia, inclusive organizando-as sob a forma de empresas.

As empresas rurais conforme Marion

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com