TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTADOR DA ATUALIDADE E AS NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO

Por:   •  4/5/2018  •  Artigo  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

O CONTADOR DA ATUALIDADE E AS NOVAS  TENDÊNCIAS DE MERCADO

RABELO, Elisabeth Ferreira¹

 (bettarabello@hotmail.com)

RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o profissional da contabilidade do presente e do futuro, bem como explicitar esta necessidade de renovação que faz presente tanto na sociedade como no mercado de trabalho o qual é bastante competitivo.  E ressaltar a importância do uso das novas tecnologias para o contador esteja em crescimento continuo adquirindo novos conhecimentos para aperfeiçoar seu trabalho na empresa. A pesquisa será bibliográfica baseada nos textos de Francisca Soares (2011), Domingos Orestes Chiomento (2011) e Moura, Fonseca, Dias (2003).

PALAVRAS – CHAVE: Profissional contador. Presente futuro. Mercado.

ABSTRACT:

The presente work aims to evidence the accounting professional of present and the future, as wel as make explicit this necessity of renewal that is present both in society and in the babor market, wich is very competitive. And to emphasize the importance of using new technologies so that the accountant is in a continuous grouth acquiring new knowledge to improve their work in the enterprise. The research will be bibliographic based on texts by Francisca Soares (2011), Domingos Orestes Chiomento (2011) e Moura, Fonseca, Dias (2003).

KEY-WORD: accounting professional. Present future. Market.

                 

                   

1. INTRODUÇAO:

Durante muito tempo o profissional da contabilidade se comportou de maneira técnica, conhecidos como guarda–livros, fazendo registros, balancetes, escrituração, demonstrações, sem nem mais uma preocupação dentro da empresa, todavia, com os avanços tecnológicos e as mudanças ocorridas na sociedade, este profissional já não mais satisfaz as exigências impostas pela sociedade e pelo os mercados de trabalho que estão cada vez mais competitivos o que exige de qualquer profissional qualificação e conhecimento além de sua profissão.

Com as novas perspectivas no mercado trabalhista o contador deve se adequar, buscando continuamente qualificação, criatividade, prudência, e se mantendo atualizado com as novas tendências para ser um profissional com conhecimento diversificado, apto a solucionar os mais diversos problemas que surgirem na empresa nas diferentes áreas. Sendo assim um profissional com uma cultura social e humanista voltada para o saber pensar.

Atualmente é visível a presença e a necessidade das novas tecnologias dentro do mercado de trabalho, estamos presenciando uma “era de informação”, onde celulares, computadores e internet fornecem cada vez mais  programas modernos que serve como uma ferramenta de trabalho, para qualquer profissional e o contador tem que buscar conhecimento para que utilize essas novas tecnologias na organização e na melhoria da execução de suas tarefas dentro da empresa. O profissional da contabilidade tem que ter domínio sobre essas tecnologias e para isso se faz necessário que ele esteja em uma constante inovação e reciclagem do seu perfil para está apto a encarar o mercado de trabalho que busca contadores habilidosos e empreendedores.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do profissional contador da atualidade, e a importância das novas tendências de mercado e das novas tecnologias, bem como ressaltar a necessidade da busca continua de conhecimento deste profissional.

2. O CONTADOR DA ATUALIDADE

O contador atual já não é mais visto como aquele técnico que na empresa fazia apenas balancetes e escriturações, atualmente com as exigências do mercado, este profissional é peça fundamental dentro da organização, sendo um portador de conhecimentos diversificados, para atuar na sua área e conhecer as demais dando suporte quando se fizer necessário.

O profissional contábil da atualidade tem que ter uma mente aberta e uma visão ampla para se adaptar aos novos conhecimentos se adequando as novas tecnologias que surge no mercado a cada ano. Sendo assim, esse profissional tem que ser habilidoso para se sobressair aos avanços tecnológicos, e acima de tudo mostrar-se um empreendedor, ou seja, um profissional seguro, capacitado, que não deixe de realizar seu trabalho de maneira criativa e prudente para que a empresa ou o escritório cresçam se destacando na sociedade e no mercado.

Neste sentido, Francisca Soares (2011), citando Franco destaca que:

Para o atual contabilista é importante considerar atitudes  como: iniciativa, liderança, criatividade, auto desenvolvimento, multifuncionalidade, agilidade, flexibilidade, gerenciar o risco, educador, lógico raciocínio, prontidão para resolver problemas, habilidade para lidar com pessoas, trabalho em equipe, conhecimento de línguas, informática e resistência emocional.

Conforme o enunciado, não basta mais que o contador  seja um guarda – livros, fazer escrituração e balancetes, tem que ser um profissional diversificado que esteja sempre buscando novos e diferentes conhecimentos e que possuam um domínio nas mais diversas áreas de atuação.

Outrossim, ainda ressalta Francisca Soares (2011), os profissionais que não conseguem se adaptar as constantes mudanças estão automaticamente condenados a ficarem fora do mercado de trabalho. Desta forma,  exige-se que o contador seja um profissional preparado e criativo para saber lidar com tantos avanços tecnológicos e estar apto a tomar decisões dentro da organização.

 Evidencia-se, portanto, a necessidade deste profissional está em continua inovação para usar essas tecnologias como uma ferramenta de trabalho e como uma aliada no seu desempenho dentro da empresa ou de seu escritório.

A busca constante de conhecimento e preparação leva este profissional a se garantir um espaço no novo mercado de trabalho que é um ambiente cada vez mais competitivo e exigente que procura profissionais qualificados e criativos.

2.1. AS NOVAS TENDÊNCIAS DE MERCADO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DO CONTADOR.

O mercado de trabalho de duas décadas atrás era diferente do atual, o de antes não era tão competitivo e nem exigia tanto de seus profissionais, mais com o aumento da concorrência, a internacionalização dos mercados e a evolução tecnológica, se fez necessário a busca por profissionais qualificados e inovadores. Essas tendências surgiram juntamente com o crescimento dos avanços tecnológicos, como o extraordinário avanço da informática, que às vezes chegam a substituir o trabalho humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com