TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTADOR E A ATUALIDADE

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Com esse cenário econômico desafiador, constantes mudanças tem mostrado uma nova realidade para as empresas, ditando a sua permanência no mercado. Assim cada dia mais a sua sobrevivência depende de uma gestão subsidiada de informações eficiente, tornando assim a controladoria cada vez mais necessária para uma boa gestão.

Para Almeida, Paris e Pereira (2010), decisões que se concretizarão no futuro são tomadas no presente para uma gestão com foco na continuidade da organização.

O foco do projeto é demostrar os benefícios da implantação da controlaria empresarial nas MPES no setor comercial de moda feminina do Rio de janeiro devido a sua contribuição para economia brasileira.

Problema

Tomando como base estas informações, surge a necessidade de questionar: quais os benefícios da implantação da área da controladoria nas MPES?

Objetivo Geral        

Descrever o quanto a controladoria empresarial contribui para a consolidação das micros e pequenas empresas no mercado.

Objetivo específicos

  • Conceituar a controladoria
  • Explicar a importância da controladoria nas MPES
  • Contribuição das micros e pequenas empresas para a economia brasileira

Hipóteses

De acordo com os Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (2013), as MPES têm dificuldades quanto a sua manutenção no mercado, devido à falta de informações fidedignas tomam decisões de forma erradas gerando falhas gerenciais e como consequência o fechamento.

Diante dessa questão, faz-se necessário um estudo mais profundo para evidenciar os benefícios trazidos após a implantação da controladoria para auxiliar na tomada de decisão.  

Segundo Souza, (2012, p.32), as principais causas de fechamento de empresas esta no comportamento do empreendedor pouco desenvolvido, falta de planejamento prévio e gestão deficiente do negócio.

A controladoria tem essa missão “otimizar o processo decisório garantindo a eficácia gerencial” baseado em informações adequadas assegurando a continuidade da empresa.

Justificativa

Nos dias atuais, vivenciamos um novo cenário econômico desafiador, onde o mercado e consumidor está cada dia mais exigente, provocando a necessidade da implantação da controladoria que assume uma posição indispensável como ferramenta estratégica contribuindo para que a empresa permaneça operando por mais tempo, com controle eficaz, o empresário pode tomar decisões com dados efetivos, identificando pontos deficientes que podem ser melhorados. Os relatórios elaborados pela controladoria permitem que os gestores tenham uma linha de informações úteis e tempestivas, possibilitando uma maior visão sobre os objetivos, auxiliando no planejamento a ser realizado para que a organização possa atingir os resultados esperados.

Segundo Aguiar, (2002, p.279) a modernizações, o alcance de seus objetivos de lucro, de produtividade, o seu nível de qualidade e de sua competitividade requerem um repensar da função da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com