TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CREDITO TRIBUTÁRIO

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 11
  1. INTRODUÇÃO

O código tributário nacional não traz uma situação precisa do que seria credito tributário, ele apenas diz que o credito tributário nacional decorre da obrigação principal, e tem uma relação jurídica obrigacional. Para que o Estado possa exigir o crédito tributário, é necessário que ocorra o fato gerador, e que o Estado individualize e quantifique o valor a ser pago com o lançamento, sendo que este é um passo essencial para a constituição do credito tributário.

Obrigação tributária é composta de sujeito, objeto, e vinculo jurídico. O sujeito classifica-se em; Credor que é o sujeito ativo, ou seja, o ente federativo instituidor do tributo, e devedor que é o sujeito passivo, o particular do tributo podendo ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica, o objeto é o ato de pagar o tributo e o vínculo jurídico decorre da lei a partir do fato gerador.

A Autoridade Administrativa possui três formas de constituição do crédito tributário, sendo elas, o lançamento por declaração, lançamento por homologação e por meio do lançamento de ofício.

Deste modo veremos que o credito tributário nasce da ocorrência do fato gerador, porem só se faz exigida quando essa obrigação é liquida e certa a partir da constituição, sendo que esta constituição se faz com o lançamento nos termos do art. 142 do CTN. Sendo assim podemos denominar o credito tributário como, vinculo jurídico obrigacional que o estado pode cobrar do particular o pagamento de determinado tributo.

  1. CRÉDITO TRIBUTÁRIO
  1.  CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO E MORATÓRIA

Quando nos reportamos a regra matriz de incidência, nós sabemos que o contribuinte ao cometer ou realizar o fato gerador, neste momento nasce a chamada obrigação tributária, razão pela qual, neste momento surge a relação jurídico ou tributária, que é uma relação simples de crédito e débito, onde de um lado será o devedor e do outro lado o credor. A partir deste momento um ente publico pode nos termos da lei exigir o pagamento daquela relação obrigacional e através do lançamento que é realizada esta cobrança, o lançamento é a constituição definitiva do crédito tributário e neste caminho o contribuinte tem alguns caminhos a adotar, mais especificamente dois caminhos, ou ele pagará ou não pagará. Se o contribuinte resolve pagar o tributo, acaba tendo a relação jurídica tributária constituída inicialmente, a mesma acaba se extinguindo.  Se no caso escolha não pagar, medidas de exigências acabam se tornando realidade em frente a este contribuinte.

Segundo o CTN - Lei nº 5.172 de 25 de Outubro de 1966.

“Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios.

Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crédito tributário. ”

No art. 151 do Código Tributário Nacional, o lesador acaba trazendo algumas ferramentas pelas quais tem como objetivo suspender a exigência do crédito tributário, a ferramenta adotada não necessariamente precisa ter um crédito devidamente constituído, poderá ter a previsão de um débito a ser constituído, então estas medidas suspensivas de exigência podem ser adotadas tanto antes da constituição definitiva do crédito, quanto depois.

A partir do momento em que nasce a obrigação de pagar um tributo, este tributo obviamente ate a data de vencimento tem que ser pago, porém em algumas situações o ente publico vai conceder a este contribuinte uma “mora” ele pode estender a extensão do prazo de vencimento do tributo. O detalhe referente a moratória está justamente no seguinte sentido, ela pode enxergada como duas espécies a moratória geral e a individual.

A moratória, nos termos do art. 154, caput, do CTN, abarca apenas os créditos definitivamente constituídos (lançamento notificado e prazo para pagamento in albis), embora a lei autorizadora possa permitir que ela atinja os casos em que tenha havido a notificação de lançamento, mas ainda não esteja esgotado o prazo para pagamento. A moratória pressupõe, assim, o lançamento iniciado (leia-se: notificação recebida pelo sujeito passivo).

Essa regra não se aplica ao parcelamento, pois ao estabelecer que o parcelamento contemplará juros e multas, salvo de modo diverso dispuser a lei que autoriza sua concessão (CTN, 155-A, §1º), o Código não deixa lacuna para a aplicação subsidiária da norma atinente à moratória. Isso porque, se o parcelamento contempla juros e multas (salvo quando o legislador dispensar tais encargos), uma conclusão é certa: ele incide sobre débitos já vencidos e não pagos, pouco importando se houve ou não o lançamento. Então, o §1º do art.155-A acrescentado ao Código deixa clara a abrangência do parcelamento, que acaba firmando-se como uma via mais vantajosa que a Fazenda, eis que abrange um maior plexo de débitos e permite a cobrança de encargos.

  1. Moratória Geral

É aquela concedida por lei, sem a necessidade de despacho da autoridade administrativa, então o ente publico publicou uma norma geral atingindo todos os contribuintes concedendo a moratória, razão pela qual não existe a necessidade do contribuinte se dirigir até o órgão e requerer a mora, porque a mesma já foi concedida por lei.

  1. Moratória Individual

Na verdade é um benefício cujo direito será reconhecido por despacho da autoridade administrativa, porém, desde que autorizada por lei. Então em algumas situações a moratória é requerida pelo indivíduo, e esta deverá ser subordinada a uma análise, logicamente a um despacho da entidade administrativa, porém este requerimento não cabe a qualquer tributo ou a qualquer situação e sim apenas tão somente aquelas previstas na legislação.

  1. DEPÓSITO DO MONTANTE INTEGRAL

Nas ações que são promovidas, por exemplo, pelo contribuinte quando visa a discussão da constitucionalidade da eventual cobrança observe que o simples protocolo de uma ação judicial não tem a ferramenta que visa suspender a exigência daquele tributo discutido, razão pela qual enquanto se discute a ação judicial, se o contribuinte não tomar nenhuma medida, as medidas de exigência caso ele não pague este tributo serão adotados pela esfera administrativo. No entanto os termos do art. 151 do CTN, pode o contribuinte adotar o que se chama depósito do montante integral, ou seja, ao se promover uma ação judicial o contribuinte ao invés de realizar o pagamento daquele tributo, devido a entidade administrativa, pode realizar o depósito judicial, este é realizado junto ao próprio processo ficando à disposição do próprio juízo que vai se discutir um mérito da questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com