TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTEIO ABC

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO:

O sistema de custeio baseado em Atividades, o ABC, surge com um olhar mais estratégico, adicionando a ele novos conceitos de gestão que antes não era usado pelos demais métodos. Acontecimento este, pelo fato de que cada  vez mais tem-se a necessidade de informações relevantes, e os métodos de custeio devem evoluir para atende-las. O método de custeio ABC vem para amenizar as distorções provocadas pelo uso de rateio, que são necessários em outros sistemas de custeio.

O Activity Basead Costing (ABC) ou Custeio Baseado em Atividades, tem como ideia básica avaliar com mais precisão as atividades que são desenvolvidas em uma empresa. Este método de custeio utiliza-se de direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais verdadeira aos produtos e serviços, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento o agente causador do custo, para que seja imputado o valor.

O Método de Custeio ABC tem como princípio o fato de que os recursos são consumidos pelas atividades, e não o produto ou serviço que consome os recursos, e as atividades que, por sua vez, são consumidas pelos produtos ou serviços. Os gastos indiretos é o centro de interesse do método ABC, sendo a característica desse método a distribuição mais rigorosa desses ao objeto de custo. Isto permite um controle de custos mais efetivo, oferecendo um melhor suporte nas tomadas de decisões.

O principal objetivo deste método é criar informações para a tomada de decisões, visando melhorar a competitividade das empresas. Sendo assim, existem as atividades que é o fundamento básico do ABC e pode ser definida como um processo que combina pessoas, tecnologia, métodos e seu ambiente, materiais, visando a produção de produtos e serviços. Este método vem mostrar como a empresa utiliza seu tempo e recursos para cumprir sua missão, objetivos e metas.

O que a contabilidade por atividades deseja é que a empresa seja dividida por atividades, para que ela possa identificar quais atividades são desenvolvidas na empresa, depois determinar qual o seu custo, e então mensurar seu desempenho econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com