TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capital de Giro

Por:   •  1/5/2016  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2
  1. NOME DA EMPRESA

ZZZ S/A.

  1. SETOR DE ATUAÇÃO

Sucroenergético.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES QUE DESEMPENHA

A empresa atua na fabricação de açúcar (granulado refinado e VHP) e etanol anidro e hidratado, produtos que são comercializados no Brasil e no exterior.

  1.  CICLO OPERACIONAL

 

  1. Descrição:

  1. Prazos médios de duplicatas a receber e estoques (se existirem na empresa):

PMR = Duplicação a Receber ÷ Venda Média Diária = 3 dias

PME = Estoques ÷ CMV Diário = 29 dias

Ciclo Operacional = PME + PMR = 32 dias

  1. CICLO FINANCEIRO

PMP = Duplicatas a Pagar ÷ Compra Média Diária = 51

Ciclo Financeiro = PME + PMR – PMP = (19)

  1. PRINCIPAIS INVESTIMENTOS EM CAPITAL DE GIRO

Através das demonstrações financeiras vislumbramos que os principais investimentos em capital de giro estão representados em ESTOQUES em materiais e produtos acabados. Também é representado por ADIANTAMENTO A FORNECEDORES, através de aditamentos financeiros a fornecedores de cana consubstanciados especialmente por valores adiantados a parceiros agrícolas conforme previsões contratuais, cuja entrega do produto ocorrerá na próxima safra.

  1. FINANCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO

  1. Operacional: Os valores a pagar aos fornecedores de cana-de-açúcar e a parceiros agrícolas levam em consideração a cana-de-açúcar entregue e ainda não paga, bem como o complemento de preço calculado com base no preço final de safra através do índice de Açúcar Total Recuperado (ATR) divulgado pelo Consecana - Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo.
  1. Financeiro: A companhia financiou parte de seu capital de giro através de empréstimos e financiamentos.
  1.  PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO DA EMPRESA E OS DESAFIOS NA ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

A Companhia apresentou aumento nos resultados operacionais e conquistou relevante ciclo financeiro, pois a Cia paga seus fornecedores se valendo do recebimento do produto final vendido aos clientes.

O desafio na administração do capital de custo seria aumentar a moagem e reduzir custos da operação, assim como fortalecer o relacionamento com fornecedores terceirizados.

  1. CONCLUSÃO

O grande desafio da Cia é reduzir o endividamento financeiro, que retrata a drástica crise em que o setor sucroalcooleiro enfrenta face às intempéries climáticas e falta de investimentos destinados ao setor.

Os objetivos gerais do Grupo Tonon são alcançar crescimento sustentável com lucratividade, melhorar a eficiência de suas operações e aprimorar as vantagens competitivas da Companhia no intuito de melhorar sua posição no mercado e aumentar a lucratividade e sua participação nos mercados brasileiro e internacional de açúcar e etanol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com