TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo

Por:   •  27/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

1- No livro “O que é capitalismo” (Parte 1. Max Weber e o capitalismo), o autor fala da interpretação que Max Weber fazia do capitalismo, com base na “ética protestante” e no “espírito do capitalismo”. Explique. (Valor: 2,5 pts.)

Digite aqui sua resposta:

A ética protestante que surgiu no contexto da Reforma e da crítica ao catolicismo propôs uma forma de religião diferente e mais espiritual. O principal ponto de divergência entre a ética protestante e católica reside em seu conceito de salvação: ao contrário da doutrina católica, o protestantismo não acredita que as boas ações do sujeito afetarão sua salvação. Ao contrário, independentemente do comportamento do sujeito, essa redenção é garantida por Deus. O sujeito não pode garantir sua salvação, mesmo que aja moralmente e pratique boas ações. Se esse sujeito tem um comportamento tão irrepreensível, o protestante acredita que ele deve ser o escolhido, mas isso não pode ser garantido em nenhum caso.

Para Weber, o espírito do capitalismo se desenvolveu a partir de dois aspectos: primeiro, ele precisa de empresários e grandes capitalistas, segundo, trabalhadores qualificados e de alto nível e profissionais (técnicos e comerciais). Esses elementos sociais são consistentes com o fato de que a maioria deles são protestantes. O protestantismo, especialmente o calvinismo, é a força espiritual e o fator cultural que impulsiona o espírito do capitalismo no Ocidente.

2- Na mesma obra (Parte 2. O modo de produção capitalista), o autor fala da intepretação que Karl Marx fazia do capitalismo, a partir de seus aspectos sociais e econômicos. Explique. (Valor: 2,5 pts.)

Digite aqui sua resposta:

Na produção social de sua existência, as pessoas estabeleceram uma certa relação inevitável que não depende de sua própria vontade, ou seja, uma relação de produção compatível com o desenvolvimento certo das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade e é o fundamento específico sobre o qual se produzem as superestruturas jurídicas e políticas, a que correspondem certas formas de consciência social. O modo de produção da vida material geralmente determina o desenvolvimento da vida social, política e espiritual. Não é a consciência humana que determina sua existência, pelo contrário, sua existência social determina sua consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com