TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Economia

Por:   •  16/8/2019  •  Exam  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC

Curso de Ciências Econômicas

Disciplina: CONT-009 (Introdução à Economia II)

Nome:        DOUGLAS MICHEL BEZERRA ALMEIDA                                                        

Atividade (Conceito de Economia)

  1. Qual o objeto de estudo da Economia?

R - A economia tem como objeto o estudo a sociedade, o interesse pela análise das atividades econômicas amontoadas e somadas e como se ajustam ao social, prestando atenção a seu componente econômico. Estuda a forma a qual os recursos são combinados para produzir bens capazes de satisfazer as necessidades existentes. Estuda a relações, fatos e atos entre os indivíduos em um território especifico.

  1. Quais as principais diferenças entre Economia de Mercado e uma Economia Centralizada?

R - Economia Centralizada: caracteriza-se por ser um sistema econômico em que as principais decisões são tomadas pelo Estado. O qual a propriedade dos fatores de produção é estatal ou coletiva, e o mecanismo regulador da economia, é efetuado pelo próprio Estado, que tem a finalidade de satisfazer as necessidades da sociedade.

Economia de Mercado: é um sistema econômico no qual a intervenção do estado é a mínima necessária para garantir o funcionamento do próprio mercado. Baseando-se no liberalismo econômico e no neoliberalismo.

  1. O que mostra a Curva de Possibilidades de Produção?

R - A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) relaciona as quantidades máximas em que é possível produzir entre dois ou mais produtos. consideram-se os recursos e tecnologias disponíveis que possibilitam obter as quantidades máximas na economia. É uma ferramenta que demonstra, em formato gráfico, a capacidade de produção de um determinado produto. Este recurso pode ser utilizado, inclusive, para comparar o desempenho de dois produtos diferentes.
Em resumo: o que produzir, como produzir.

  1. Por que os problemas econômicos fundamentais originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?

R – Porque os recursos de produção são escassos, já a necessidade humana é ilimitada. Devido a isso, tem-se a necessidade de escolher entre as alternativas de produção e resultados. Escolhas como: o que e quando produzir; como produzir; para quem produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com