TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia e quais são seus principais conceitos

Tese: Economia e quais são seus principais conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

PASSO 1

O que é Economia e quais são seus principais conceitos?

Economia vem do grego oikonomía, de oikos, casa; nomus, costume ou lei, no sentido original da palavra, seria a “Administração da casa” que após algum tempo foi considerada como “Administração da coisa pública”.

A Economia é definida como a Ciência Social que estuda os meios que a sociedade decide empregar os seus recursos produtivos escassos na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Essa é a Ciência que analisa as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

A ciência econômica tem como base e objetivo para os seus estudos os conceitos: Ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição. O estudo da teoria economia pertence às ciências humanas. Como repousam sobre decisões humanas, as decisões economias envolvem juízo de valor, originando diferentes formas de interpretação e várias correntes de diversos pensamentos econômicos.

Os recursos produtivos como mão de obra, terra, capital, matérias-primas, são limitados. Assim como, as necessidades humanas, e elas sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e pela continua elevação do padrão de vida. Nenhum país consegue dispor de todos os recursos que necessitam para sua eficaz produção.

Em função dos recursos limitados X necessidades humanas ilimitadas, que causam a escassez, a sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. A função central do estudo da economia é como alocar os recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com