TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Estatística Descritiva

Por:   •  28/1/2017  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Estatística Descritiva

A estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar suas decisões, com isso objetivo é preciso compreender os dados de uma distribuição usando medidas e tendência central, como (media, mediana e moda).

É a etapa inicial da analise, sempre quando houver algum problema para  se responder um exército, antes de tudo, precisamos interpretar, sem essa fase não saímos a  lugar algum, é resumir as principais características em um conjunto pode ser comparado ao ato de dar o voto, caso  o candidato   selecionado não seja adequado ou esteja sem argumento, o resultado da apuração, pode sair distorcido, portanto, quem faz uso da estatística deve ter extremo cuidado em escolher os métodos e técnicos corretos para acolher os dados.

Existem dois tipos de dados que são chamados populações (conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse enquanto que amostra e um subconjunto de uma população

Para muitos a estatística não passa de conjunto de tabelas de dados numéricos, os estáticos são pessoas que coleta esses dados, originando em construções de tabelas de dados para os governos, a situação evoluiu e esta coleta de dados representa um dos aspectos estatístico.

        Tabelas e Frequência
Ao dispor de uma  lista volumosa de dados, as tabelas de frequência servem para agrupar informações de modo que esta possam ser analisadas. as tabelas podem ser de frequência simples ou de frequência em intervalos de classe

        Gráficos
O objetivo da representação gráfica é dirigida atenção do analista para alguns aspectos de um conjuntos de dados, Um gráfico vale mais que mil palavras, alguns exemplos: diagrama de barras; diagramas em setores; histograma; box-plot; ramo-e-folhas;diagrama de dispersão e gráfico sequencial.

        Resumos e Numéricos
Através de medidas ou resumos numéricos podemos levantar importante informações sobre o conjunto de dados tais como: a tendência central, variabilidade, simetria, valores extremos, valores discrepantes etc.

Entre tanto podemos concluir que,  a analise descritiva, é feita por cautela, com bastante atenção sobres os argumentos sobre a mesa, saber ter uma visão ampla do exercício.

Medidas de Posição e Medidas de Dispersão e Variabilidade

 As medidas de posição pode se classificar em várias formas, mais a média, mediana e moda, são  as mais importantes, na medida de posição e medida de dispersão as médias podem ser igual mas ter uma grande dispersão ou ter menor dispersão, como por exemplo duas cidades podem ter a mesma temperatura mais mesmo assim uma delas pode variar de um clima muito quente de um ponto da cidade como outro mais favorável, mesmo a média de cada conjunto sendo igual elas podem ter números diferentes, as que repetem mais são chamados de homogêneos, e as que varia mais são menos homogêneos.  

   As principais medidas de dispersão são: Amplitude total, soma dos quadrados, variância e os desvios padrão.

   As dispersão servem para verificar a média e sua posição, quanto menor for a dispersão mais confiável é a média.

   As medidas de dispersão ou variabilidade na administração de empresas servem para calcular os salários, controle de qualidade da empresa, e cálculo de custo médio, a estatística é indispensável nas empresas, para levantamento de pesquisas e análise de dados para o desenvolvimento da empresa no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com