TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos conceitos e teorias Visão sobre o ensino Metodologia do ensino Formulários de avaliação

Projeto de pesquisa: Teoria dos conceitos e teorias Visão sobre o ensino Metodologia do ensino Formulários de avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE PEDAGOGIA

Nome:

TAUBATÉ

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA LAURA SALUM BARRETO Nº RA: 6658388166

KAMILLA DE SOUZA MACHADO Nº RA: 6620374394

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas a Profª C na disciplina de Psicologia da Aprendizagem referentes a.

TAUBATÉ

2014

Teoria Conceitos e teorias Visão sobre aprendizagem Metodologia de Ensino Formas de avaliação

Gestalt Percepção, Leis Gestalt,insight Comportamento humano, deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais,levando em considerações as condições que alteram a percepção do estímulo.

A percepção é o ponto principal para que o individuo tenha uma visão ampla do meio ao qual esta inserido, entende-se que através da percepção a pessoa se torna capaz de resolver questões com mais facilidade, ter discernimento.

Aprendizagem ativa permite ao aluno superar barreiras. Permite que o aluno ultrapasse a fronteira entre o aprender e o pensar.

Teoria Conceitos e teorias Visão sobre aprendizagem Metodologia de Ensino Formas de avaliação

Freud Teoria da sexualidade. Estruturou o aparelho psíquico como um iceberg, onde o submerso inconsciente não é voluntariamente controlado.

O processo de aprendizagem dependia da razão que motiva a busca do conhecimento. A criança tem a necessidade de definir seu lugar no mundo e esse lugar é, a principio ,sexual.

Vasto e complexo mundo subjetivo oculto no interior do professor e aluno cada qual sofrendo constantemente a pressão de seus respectivos desejos, muitos dos quais atingidos pela repressão.

Afirmava que nada ocorria ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.

Teoria Conceitos e teorias Visão sobre aprendizagem Metodologia de Ensino Formas de avaliação

Piaget Buscava explicar como se desenvolvia a inteligência nos seres humanos. Em etapas sucessivas, com complexidades com complexidades crescentes encadeadas umas as outras, denominando o ‘’Construtivismo seqüencial’’.

Adequar sua prática pedagógica ao modo de ser dos seus alunos, seguindo os instintos de curiosidade que os motivam e, baseada neste rico manancial propiciado pelos próprios aprendizes, elaborar tarefas com temáticas de interesse infantil, conforme a faixa etária atendida, e também atividades lúdicas, essenciais na formação da criança, sem se fixar em um currículo dogmático.

O pensamento infantil desenvolve-se - segundo Piaget - gradualmente, através de uma sucessão de estágios. Em cada um destes a criança constrói conceitos, dentro das possibilidades que cada um lhe permite.

Teoria Conceitos e teorias Visão sobre aprendizagem Metodologia de Ensino Formas de avaliação

Vygotsky Desenvolvimento cognitivo, por meio da interação social. No mínimo duas pessoas trocando experiência e idéias. Três categorias: Psicólogos afirmam que a aprendizagem escolar deve seguir o desenvolvimento, as funções psicológicas da criança devem ter atingido determinado nível de amadurecimento antes que o processo de aprendizagem possa começar. O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas. Dimensão social do desenvol-vimento. Para ele, o ser humano constitui-se como tal na sua relação com o outro social; a cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que molda o funcionamento psicológico.

Teoria Conceitos e teorias Visão sobre aprendizagem Metodologia de Ensino Formas de avaliação

Wallon Teoria psicogenética para explicar a

Sua visão sobre a afetividade no processo de desenvolvimento cognitivo do ser

Humano. No ponto de vista de Wallon, a construção do sujeito e do objeto com a qual ele

Construirá seu conhecimento depende da alternância entre afetividade, ou seja, com

o modo como o indivíduo vai relacionar o objeto de estudo com o seu cotidiano, Discutindo ativamente com o professor, estabelecendo relações mais íntimas com o

Professor, e a inteligência caracterizada pelo processo de cognição do aluno.

Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa.

Desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.

Aula tema: Educação como aquisição de novos comportamentos: Teorias da Gestalt, Freud, Piaget e Vygotsky.

Visando obter informações de educadores, elaboramos um roteiro de perguntas, voltadas as questões pedagógicas em relação a métodos de ensino, aprendizagem, formas de avaliação, postura e relações com alunos para maiores entendimentos, clareza e visão sobre ‘’Educação’’ e ‘’Aprendizagem’’.

1-Em muitas situações em casos de indisciplina na sala de aula está associada a imagem que os alunos fazem do professor?

Respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com