TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Produto Interno Bruto - PIB

Definição

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, onde soma o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras geográficas de um país em um determinado período de tempo e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região.

Considerações

Embora o PIB ser normalmente calculado em uma base anual, pode ser calculado trimestralmente também. Ele conta toda a saída dos residentes de um país, independente da nacionalidade das empresas e dos proprietários. Assim, se uma empresa de propriedade alemã tem uma fábrica no Brasil, a produção desta fábrica será incluída no PIB do Brasil, mas não no alemão.

O PIB inclui todos consumo privado e público, gastos governamentais, investimentos e exportações menos importações que ocorrem dentro de um território definido. Simplificando, o PIB é uma ampla medida da atividade econômica em geral de uma nação .

Porém, nem toda a atividade produtiva está incluída no PIB. Por exemplo, o trabalho não remunerado, como o realizado em casa ou por voluntários, e atividades ilegais e informais não estão incluídas porque são difíceis de medir e valorizar com precisão. Isso significa, por exemplo, que um padeiro que produz pão para um cliente contribuiria para o PIB, mas não contribuiria para o PIB se ele tivesse feito o mesmo pão para sua família - embora os ingredientes que comprou seriam contados.

Além disso, os bens já existentes, como a venda de uma casa já construída ou de um carro usado, e bens intermediários, que são utilizados na produção de outros bens (matéria-prima), também não entram na conta do PIB. Esses critérios são adotados para evitar o problema da dupla contagem, que torna o PIB muito maior do que ele realmente é.

Óticas

Teoricamente, o PIB pode ser calculado de três maneiras diferentes, devendo sempre apresentar o mesmo resultado através dos seguintes métodos:

• A ótica da oferta resume o valor agregado em cada fase da produção, onde o valor acrescentado é definido como vendas totais menos o valor de insumos intermediários no processo de produção. Por exemplo, farinha seria uma entrada intermediária e pão do produto final; ou serviços de um arquiteto seria uma entrada intermediária e a construção o produto final.

• Na ótica da demanda, acrescenta-se o valor das compras feitas por usuários finais, por exemplo, o consumo de alimentos, televisores, e assistência médica por parte das famílias; os investimentos em máquinas por empresas; e as compras de bens e serviços por parte do governo e estrangeiros.

• Pela ótica da RENDA, é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território do país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos.

Cada país tem o seu próprio órgão ou instituto e sua própria metodologia para o cálculo do PIB, mas à medida que a economia do país demonstra sinais de estabilidade e ganha confiança do investidor estrangeiro, acaba-se configurando uma situação em que os técnicos do país veem necessidade em adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtendo dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade.

Cálculo do PIB

PIB = C + I + G + NX, onde C = Consumo; I = Investimento; G = Despesa do Governo; e NX = Exportações Líquidas.

"Consumo" refere-se a todos os bens e serviços comprados pela população. Divide-se em três subcategorias: bens não-duráveis, bens duráveis e serviços;

"Investimento"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com