TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contador e sua Essencialidade na Sociedade Mundial

Por:   •  13/7/2022  •  Artigo  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 17

O Contador e sua Essencialidade na Sociedade Mundial

ISABELA DE SOUSA MENDES

http://lattes.cnpq.br/5739429506344706

KEYLA MARIA FIDALGO RODRIGUES

http://lattes.cnpq.br/6171140638044966

Resumo

Objetivo: importância da Contabilidade para as empresas na superação dos desafios econômicos.

Método: o tipo de pesquisa utilizada no presente estudo é o descritivo bibliográfico, visto que, fará uso de livros, artigos e trabalhos acadêmicos, para dá credibilidade às informações contidas na mesma. Portanto, este estudo conta com o tipo de abordagem qualitativa e quantitativa, onde fará uso da subjetividade do autor juntamente com a obtenção de dados que procuram encontrar uma verdade exata, e terá como foco principal o aprofundamento do conhecimento a respeito da importância da Contabilidade para as empresas na superação dos desafios econômicos.

Resultados: os resultados revelam que a Contabilidade exerce um papel de grande importância dentro das empresas, principalmente em época de crise econômica, onde as empresas precisam melhorar sua prática de gestão, elevar seus resultados e credibilidade.

Contribuições: o estudo contribui para a compreensão do importante papel da Contabilidade na sociedade, sobretudo, dentro das empresas no que se refere à superação da crise econômica.

Palavras-chave: Contabilidade empresarial; Importância da contabilidade; crise econômica; tomada de decisão.

  1. INTRODUÇÃO

    A Contabilidade é uma ciência social cujo principal objetivo é o estudo das diversas variações ocorridas dentro do Patrimônio de uma empresa. Desse modo, essa ciência exerce um papel fundamental na organização e na tomada de decisões de uma empresa, visto que, por meio dela se obtém o máximo de informações necessárias sobre uma organização empresarial.

    Todavia, durante muito tempo, a Contabilidade não tinha o seu devido reconhecimento, uma vez que, antigamente os contadores eram chamados de “guarda-livros”, pois sua única função dentro de uma empresa era a de manter os livros empresariais em ordem. Contudo, com a evolução do comércio e com a necessidade dos comerciantes em saber a melhor forma de render e consequentemente evoluir suas posses, o contador tornou-se essencial para o empreendedorismo.

    Atualmente, o papel do contador na sociedade é utilizado de uma maneira mais ampla, na medida em que, se há uma grande variedade de informações extremamente úteis que podem ser disponibilizadas pelo contador, por exemplo, através de relatórios que contém referências sobre impostos devidos e pagos, custos, e valores de despesas, informações estas que são analisadas para a partir daí se tomar decisões em relação ao futuro de uma empresa.

    Além disso, de acordo com o site International Monetary Fund, pode-se ressaltar que o mundo estar passando por uma grave crise econômica em decorrência da pandemia mundial e dos crescentes aumentos dos casos de Covid-10. Sendo assim, com a queda do mercado, altas taxas de desemprego, inflação, a Contabilidade exerce um papel de grande importância para a recuperação da economia mundial, haja vista, que com o auxílio da administração nas empresas por meio da contabilidade pode-se tomar melhores decisões sobre o futuro empresarial, visto que, o departamento mensura todos os dados financeiros, como receitas, despesas, custos, lucratividade, por conseguinte analisa e comunica esses dados aos principais responsáveis pela empresa, para assim, ter uma visão mais estratégica, manter a instabilidade financeira e planejar o próximo passo com segurança.

    Segundo LIMA, (2000, p. 90), “A Contabilidade é a linguagem universal dos negócios, portanto, é necessário que os empresários, sejam eles: micros, pequenos 5 ou grandes tenham a consciência que uma contabilidade séria ajuda sua empresa a ser competitiva num mercado globalizado sem fronteiras comerciais”. Portanto, este trabalho tem como proposta principal ressaltar a contribuição da Contabilidade, no ambiente empresarial, na superação dos desafios econômicos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO  

    O referencial teórico discute sobre temáticas essenciais que serão analisadas posteriormente, sendo: áreas de atuação do contador nas organizações, contabilidade gerencial, crise econômica, papel do profissional contábil na superação dos desafios econômicos.

  1. ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTADOR

    A contabilidade existe em todos os departamentos, desde o controle financeiro pessoal até as empresas multinacionais, sem ignorar o setor público. O campo da prática contábil inclui qualquer atividade que requeira controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização. Visto que, através da informação contábil que a empresa, poderá realizar um bom planejamento tributário a partir da análise de balanços e das demonstrações contábeis, permitindo avaliar a evolução do ativo e do passivo, das receitas, despesas e custos, a lucratividade e a rentabilidade.

    De acordo com o quadro abaixo, as principais atividades e cargos exercidos pelo profissional contábil no cenário atual são:

[pic 1]

 [pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26]

[pic 27]

[pic 28]

[pic 29]

[pic 30]

[pic 31][pic 32]

[pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]

[pic 38][pic 39]

[pic 40][pic 41]

[pic 42][pic 43][pic 44]

[pic 45][pic 46]

[pic 47][pic 48][pic 49][pic 50]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (303.1 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com