TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DESEMPENHADO PELO CONTADOR NA SOCIEDADE

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.631 Palavras (19 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDREIA SOUSA DA SILVA

CÉLIA JANETE EBERT

GRAZIELI MARIA KRAUSE CORRÊA

MARCELINO HANSEN

ROSÂNGELA ANDRÉIA WOLFART BREUNIG

O PAPEL DESEMPENHADO PELO CONTADOR NA SOCIEDADE

[pic 3]

Três de Maio - RS

2016


ANDREIA SOUSA DA SILVA

CÉLIA JANETE EBERT

GRAZIELI MARIA KRAUSE CORRÊA

MARCELINO HANSEN

ROSÂNGELA ANDRÉIA WOLFART BREUNIG

o papel desempenhado pelo CONTADOR NA SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da  UNOPAR -  Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos da Administração; Contabilidade Geral; Economia; Homem, Cultura e Sociedade; Seminário Interdisciplinar I e Educação a Distância.

Profs.: Suzi Bueno de Almeida, Alcides José da Costa Filho, Clevia Israel Faria Franca, Maria Eliza Correa Pacheco, Leonardo Antonio Silvano Ferreira e Vania de Almeida Silva Machado.

Tutor eletrônico: Eden Henrique Cividati

Tutor de sala: Thiago Alexandre Klein

Três de Maio - RS

2016


Sumário

1 INTRODUÇÃO        3

2 O CONTADOR E O PROCESO DECISÓRIO        4

3 O CONTADOR COMO FORNECEDOR DE INFORMAÇÕES ETICAMENTE CORRETAS        7

4 O DESEMPENHO DOS CONTADORES NA ATUALIDADE        11

5 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

APÊNDICE        17

APÊNDICE A – Roteiro de Entrevista        17

ANEXO        20

ANEXO A – Dados do Escritório Contábil        20


1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que na atualidade ainda existem empresários que resistem em procurar a ajuda prestada por profissionais contábeis. Isso ocorre não só por não entenderem que os contadores são os responsáveis por fornecer informações sobre o patrimônio da entidade, mas também por ignorarem que os mesmos permitem a manutenção do controle sobre o patrimônio, garantindo sua estabilidade.

A sociedade evoluiu e junto com ela, a contabilidade também, permitindo que suas atribuições se tornassem muito mais amplas do que as simples exigências de atender ao fisco. Dessa forma, a visão que se tem do contador também precisa acompanhar toda essa evolução, pois esse profissional não pode mais ser enxergado como um simples funcionário que fica sentado em frente a uma mesa cheia de papéis.

Uma das principais características que os contadores da atualidade possuem é a capacidade de adaptação, uma vez que estão constantemente se adequando as novas regras e exigências contábeis. É justamente dessa capacidade de absorver mudanças periódicas da Legislação que surge a oportunidade para eles oferecerem conselhos e dicas, importantes aos usuários que necessitam tomar decisões e ampliar seu negócio.

Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo descrever o real papel que o contador pode desempenhar dentro da sociedade, demonstrando que sua função vai muito além das atuais expectativas que se tem em relação ao seu trabalho. Para tal, utilizou-se vasta referência bibliográfica, além da aplicação de um questionário com um profissional contador devidamente capacitado. 


2 O CONTADOR E O PROCESO DECISÓRIO

Na atualidade, percebe-se que boa parte dos empresários, em especial os donos de pequenos negócios, não dão a devida valorização ao trabalho desenvolvido pelos contadores. Em resumo, isso acontece por acreditarem que apenas as grandes entidades necessitam ter esse tipo de controle, pois os donos dessas empresas geralmente não possuem a formação adequada e não sabem o que realmente o contador pode fazer. Assim, acreditam que seu trabalho apenas representa um custo desnecessário que deve ser reduzido ao máximo.

Segundo Iudícibus, Marion e Faria (2009, p. 23):

Diante de um leque diversificado de atividades, podemos dizer que a tarefa básica do contador é produzir e/ou gerenciar informações uteis aos usuários da contabilidade para tomadas de decisões. Ressalta-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da nossa economia, principalmente pela empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente) estando voltada quase que exclusivamente para satisfazer as exigências do fisco.

Com essa visão os empresários donos de entidades, ao dispensarem o trabalho do contador passam a ser eles mesmos os responsáveis pela tomada de todas as decisões. Em geral, ao se depararem com algum problema podem acabar se precipitando ao tentar resolve-lo da forma mais rápida possível. Também por falta de conhecimentos contábeis podem fazer por engano a mistura do patrimônio da pessoa física e da pessoa jurídica, deixando fragilizada a estabilidade da empresa.

O contador é um profissional que possui muitas habilidades, e seu trabalho não se restringe somente ao atendimento das questões burocráticas. Pelo contrário, ele também pode ajudar a manter a boa gestão das empresas, pois sempre se mantêm em constante atualização à criação das normas contábeis. Afinal, num mercado que se apresenta sob frequentes modificações, as regras vigentes no dia hoje já poderão ser consideradas menos eficientes no dia de amanhã.

Conforme Chiavenato (2003, p. 374):

O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação, como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com