TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Credito e Cobrança - Ambev

Por:   •  9/5/2022  •  Exam  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Crédito

O gerenciamento de riscos é conduzido pelo Conselho de Administração e pela Diretoria da Companhia, que estabelece as estratégias e diretrizes para o delineamento dos limites aceitáveis para exposição dos riscos financeiros e não financeiros com relação aos quais a Ambev e suas subsidiárias buscam proteção.

Historicamente, a AMBEV não registra perdas significativas nas contas a receber de clientes. Para minimizar o risco de crédito de seu investimento, a empresa adota uma política de distribuição de caixa e investimentos baseada no limite e avaliação de crédito de instituições financeiras, não permitindo concentração de crédito, ou seja, o risco de crédito é monitorado e minimizado durante o processo de negociação.

A elaboração da política de crédito envolve quatro elementos muito bem definidos, são eles: Quais são os padrões de critérios a serem concedidos; Qual o prazo que será dado; Será haverá algum desconto dependendo do valor; Quais as diretrizes e políticas utilizadas. A companhia se utiliza de arquivos de dados, registros de histórico financeiro e políticas de crédito para identificar o perfil do cliente e determinar se ele é adequado para a carteira da empresa. É um apontamento facilitador, tendo distintas normas e categorias definidas para que a análise de concessão ou negação de crédito seja estipulada. A finalidade de todos esses cuidados é minimizar as chances de um futuro risco financeiro do cliente para com a empresa, pois ela precisa se certificar da idoneidade do cliente e sua capacidade financeira para amortizar a divida.

O sistema da Ambev atende mais de um milhão de pontos de vendas em todo território nacional, e em cada ponto de venda a companhia tem representantes que emitem os pedidos através de um aparelho eletrônico que está ligado diretamente a sistema interno da Ambev e é aí que ela consegue ver e identificar os limites de créditos deste cliente. Antes da conclusão do pedido o sistema já faz uma análise completa deste cliente através de consulta no SPC e Serasa e também através do seu histórico de compras e pagamentos. Caso haja alguma não conformidade o próprio sistema já acusa um possível risco financeiro e não permite a conclusão do pedido.

O crédito que a companhia possui junto aos seus fornecedores se dá através dos comprovantes de pagamentos e das demonstrações financeiras dos últimos 5 anos. Através destas análises é possível identificar a saúde da empresa e o seu resultado nos últimos anos. As análises são feitas através do balanço patrimonial e a DRE.

Cobrança

A cobrança é um dos departamentos mais importantes da companhia porque faz o gerenciamento de todos os recebimentos, atrasos e possíveis não pagamentos. Contudo por ser uma empresa de alto nível e com muitos pontos de atendimento, a Ambev estabeleceu um sistema de cobrança centralizado por meio de um serviço terceirizado implantado pelo Grupo Contax.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com