TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DRE mostra situação econômica ou financeira?

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação Getúlio Vargas  

MBA Gestão Empresarial        

Exercício 04 – Entregar em Grupo até 15/09/2014.  

  1. O DRE mostra situação econômica ou financeira? Justifique a resposta.

Mostra a situação econômica da empresa. Econômica porque o recurso das vendas se transformará em dinheiro na medida em que forem recebidas. O DRE contém todas as receitas e despesas compreendidas na Demonstração do Resultado, segundo uma forma de apresentação que as ordena de acordo com a sua natureza; fornecendo informações significativas sobre a empresa.

  1. Quais as Demonstrações Contábeis Obrigatórias no Brasil? Comente sobre o Balanço e o DRE.

      As Demonstrações Contábeis Obrigatórias no Brasil são :

      Balanço Patrimonial

      Demonstrativo de Resultado DRE

 Demonstração do fluxo de caixa

      Demonstrativo do resultado Abrangente

      Demonstrações de Mutações do Patrimonio liquido

      Demonstração do Valor Adicionado

      Demonstração de lucros ou prejuizos Acumulados

      Destes itens,  os 3 primeiros são os principais dentro de uma empresa

      onde o Balanço mostra a situação financeira da empresas e o DRE

      mostra a situação economica.

3)  Que informações o DRE pode fornecer para o Gestão das Empresas ?  Que informações a Contabilidade pode fornecer para o Planejamento Estratégico?

Das varias informações que o DRE traz podemos citar 4 principais para que as empresas possam trabalhar em cima e buscar novos resultados, são elas : Venda de Produtos, Receita Operacional Liquida (ROL) , Despesas Financeiras e o Lucro Liquido do Exercicio.

Através da contabilidade retiraremos as informações para acompanhamento dos gastos realizados nos centros de evolução das receitas, desempenho da organização e se estamos atingindo a taxa de retorno desejada pelo investidor.

Também são retiradas informações para acompanhar as perspectivas do Balanced Scorecard, metas de resultado do orçamento empresarial e acompanhamento do Planejamento Estratégico.

As informações do passado servem para o planejamento do futuro.

4) Que indicadores de gestão podem ser retirados do DRE e Balanço Patrimonial para melhorar a gestão da pequena, média e grandes empresas ? Pesquisar e citar os indicadores utilizados nas empresas dos participantes do grupo.    

5) Qual o Grupo que mostra o capital de giro das empresas? Quando uma empresa tem segurança Financeira? Qual o limite para gastos com despesas financeiras ?  

O Grupo que mostra o Capital de Giro da empresas é o Ativo Circulante

6)  O que mostra o indicador EBITDA? Cite o valor em Reais e Margem Ebitda em  % de três outras empresas informando o site de pesquisa.  

EBITDA: Mostra a geração de caixa da empresa, ou seja, o resultado                        do negócio antes de despesas financeiras, juros, depreciação e     amortização.

7) Escolher uma empresa de Capital Aberto, S.A Fechada ou Ltda,  informando o nome e endereço da Internet onde foi retirada as informações, calculando os 10 indicadores vistos em sala de aula, análise vertical e horizontal do Balanço e DRE de dois anos e elaboração de  um Parecer ( Mínimo de  01 a 02  duas folhas ). Não usar balanços de Bancos, Seguradoras e Empresas Aéreas. Os grupos deverão conversar para que tenha apenas uma empresa para cada trabalho. O grupo poderá acrescentar mais indicadores utilizados em suas empresas, além dos 10 calculados em sala de aula. (Peso 1,50).        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com