TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Tributário

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.068 Palavras (13 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 13


[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 5]

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DIREITO TRIBUTÁRIO

BRENDA PEREIRA DE OLIVEIRA

FRANCISCO ERONILSON DE FREITAS NASCIMENTO

LALESKA OLIVEIRA DE SOUSA

MARIA EDITE TEXEIRA NEGREIROS

Parnaíba – PI

2014[pic 6]

[pic 7][pic 8]

 BRENDA PEREIRA DE OLIVEIRA[pic 9]

FRANCISCO ERONILSON DE FREITAS NASCIMENTO

LALESKA OLIVEIRA DE SOUSA

MARIA EDITE TEXEIRA NEGREIROS

DIREITO TRIBUTÁRIO

[pic 10]

Parnaíba - PI

2014

SUMÁRIO[pic 11][pic 12]

  1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................4

  1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

  1. CONCLUSÃO....................................................................................................9
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................10

INTRODUÇÃO

Cumpre destacar que o estudo sobre o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços) e ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis Inter vivos) são tributos que se diferenciam pelo fato de serem estaduais e municipais respectivamente.

O ICMS, imposto não-cumulativo que incide sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. De competência dos Estados e do Distrito Federal, conforme previsto no art. 155, II, da Constituição de 1988, apresenta-se como uma das principais fontes de recursos financeiros para a consecução das ações governamentais. As normas gerais do ICMS estão contidas na Lei Complementar n° 87/1996, conhecida como Lei Kandir.

O ITBI tem como fato gerador a transmissão, ‘‘Inter vivos’’, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis; quando há a transmissão a qualquer título de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia; ou quando há a cessão de direitos relativos às transmissões acima mencionadas. O contribuinte do imposto, é qualquer das partes na operação tributada, como dispuser a lei. O Código Tributário Nacional - CTN (Lei 5.172, de 25.10.1966) rege o IBTI em seus artigos 35 a 42.

Assim o presente estudo, apresenta como objetivo da visita técnica dos alunos do 3º período do Curso de Ciências Contábeis, a Secretaria da Fazenda e ao Cartório Bezerra do município de Parnaíba-PI, explanar e buscar informações sobre os impostos acima citados como forma de aprendizagem e conhecimento a serem discutidos não apenas em sala de aula, mas no âmbito profissional.

DESENVOLVIMENTO

  • ICMS

Criado na Constituição 1988 em substituição ao antigo ICM (CF/46, EC 18/65), foi regulamentado pela Lei complementar n°87/96.

De acordo com a Constituição cabe a lei complementar definir normas gerais sobre esse imposto (art. 155, § 2°, XII). Todavia, quando da promulgação da Constituição não havia temo hábil para edição da lei, por isso o constituinte estabeleceu no art. 34, §8° do ADCT, a possibilidade dos Estados regularem o imposto através de convênios.

A legislação atual do ICMS, além da constituição e da deferida Lei Complementar, se compõe da legislação estadual, resolução do Senado Federal e convênios (art. 155, § 2°, II, “g”, ratificados por decretos.

Por se tratar de um tributo sujeito a cobrança cascata, incide diversas vezes sobre a mesma mercadoria, deve observar o principio da não cumulatividade. Obedece, ao principio da seletividade sendo a alíquota inversamente proporcional à essencialidade do produto.

A seguir, serão resumidas as principais características do ICMS:

  • Indireto, já que a pessoa responsável pelo seu recolhimento (contribuinte em termos jurídicos) repassa o ônus de seu pagamento a terceiro (contribuinte de fato), mecanismo esse denominado repercussão do imposto;
  • Real, pois incide sobre fatos econômicos, não importando a condição das pessoas que praticam o fato gerador;
  • Proporcional, uma vez que seu montante é definido como uma parte do valor das operações ou prestações sobre o qual incide;
  • Não progressivo, isto é, não há aumento de alíquota em virtude de alteração do montante da base de cálculo;
  • Multifásico, posto que incide em cada uma das etapas da circulação;
  • Não cumulativo, pois permite o creditamento do valor recolhido em etapas anteriores.

 Por fim, o lançamento do ICMS pode ocorrer por homologação, que é a regra geral, ou de ofício, por iniciativa da autoridade fiscal, quando a fiscalização constatar inexatidão nas informações prestadas pelo contribuinte.

  • ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens, na legislação de 2006, é dividido em ITBI – Imposto sobre Transmissão “Inter Vivos” e ITCMD – Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação.

Procurar-se-á, no decorrer desse breve e conciso trabalho, na melhor maneira possível, esclarecer suas principais características e campos de aplicação.

É um imposto de competência dos Municípios, que incide sobre operações de transmissão de bens imóveis entre vivos (“Inter Vivos”). É conhecido, popularmente, por ITBI.

Deve ser recolhido na ocasião do registro da Escritura Pública de Transmissão (por exemplo, na Escritura Pública de Compra e Venda), no Serviço Registral de Imóveis da situação do imóvel.

A disposição constitucional está no inciso II do Artigo 156 da Constituição Federal:

Artigo 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: II. “Transmissão Inter Vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.”

  • Incidência e Fato Gerado

Como foi dito anteriormente, o ITBI tem incidência sobre transmissões de bens imóveis entre vivos e a título oneroso. É exigido quando do registro do título de transmissão no Registro de Imóveis da situação do bem transmitido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (347.8 Kb)   docx (188 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com