TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO TESOURA – ALAVANCAGEM FINANCEIRA POR UMA EMPRESA

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SANDRO JOSÉ DA SILVA

O EFEITO TESOURA – ALAVANCAGEM FINANCEIRA POR UMA EMPRESA

Franca/SP

2015


SANDRO JOSÉ DA SILVA

[pic 2]

O EFEITO TESOURA – ALAVANCAGEM FINANCEIRA POR UMA EMPRESA

Trabalho de conclusão da disciplina de Análise de Investimento do curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Cruzeiro do Sul – Polo de Franca.

Profª. Tutora Alessandra Marzagão.

Franca/SP

2015


SUMÁRIO

1. PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE PORTIFÓLIO                                        04[pic 3]

2. O EFEITO TESOURA – ALAVANCAGEM FINANCEIRA POR UMA EMPRESA        05

3. CONCEITOS E FIGURAS                                                                        07

REFERÊNCIAS                                                                                        10


1. PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE PORTIFÓLIO

O empresário em geral, é bastante intuitivo com relação aos riscos envolvendo seu negócio. Em todas as suas decisões há sempre, em algum grau, considerações sobre as probabilidades de acerto ou de erro de seus resultados. Logicamente, os resultados esperados são traduzidos pelo lucro das operações em cada período medido, que, em última análise, representa o autofinanciamento da sobrevivência de sua empresa.

Descreva sobre o efeito tesoura – em uma alavancagem financeira por uma Empresa.

Disponível em: http://www.coladaweb.com/administracao/efeito-tesoura-alavancagem-financeira-de-uma-empresa


2. O EFEITO TESOURA – ALAVANCAGEM FINANCEIRA POR UMA EMPRESA.

Ao toma uma decisão, que envolva seus negócios, o empresário sabe que está sujeito a obter êxito, mas também poderá incorre em erros e, estas probabilidades deverão ser consideradas e avaliadas para que possa garantir a saúde financeira, a sobrevivência da empresa e o lucro de seus proprietários.

O chamado “efeito tesoura” é uma variável importante a ser considerada e um problema a ser sanado. É um dos principais indicadores que sinaliza a possível ocorrência de um problema de liquidez na empresa, o que poderá comprometer a sua solvência.

Outros indicadores também alertam os empresários que o “efeito tesoura” se consolidando, como por exemplo:

  • Crescimento das vendas à taxas anuais muito altas.
  • A relação entre a necessidade de capital de giro sobre vendas é, efetivamente, mais alta em relação ao autofinanciamento e vendas, no período em que ocorre o crescimento das vendas.
  • Ocorrendo o crescimento das vendas, as fontes externas de recurso de capital de giro, são direcionadas para os novos investimentos em bens do ativo permanente, diminuindo o capital de giro.

Um das características do efeito tesoura é que ele ocorrer, com maior frequência, nas pequenas e médias empresas, principalmente em sua fase inicial, onde pode ocorre um rápido crescimento em suas vendas.

Cabe aqui uma ressalva: o capital de giro é um investimento de cunho decisivo para que a empresa prospere, sendo o seu cálculo necessário para uma boa gestão de recursos, buscando não comprometer a sua capacidade de honrar seus compromissos evitando a ocorrência do efeito tesoura.

Segundo Assaf Neto e Silva (1997), o capital de giro representa os recursos demandados por uma empresa para financiar suas necessidades operacionais identificadas desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado. Nessa linha, o capital de giro em uma empresa será o capital necessário para que ela realize suas atividades normais de comprar e vender de forma plena, fazendo “girar” seus negócios.        

A fim de evitar o “efeito tesoura”, as empresas devem planejar a evolução do seu saldo de tesouraria, pois essa evolução depende de variáveis que afetam o autofinanciamento, a necessidade de capital de giro e de decisões estratégicas, que modificam o capital de giro.

Muitas empresas, em razão de uma inconsequente alavancagem financeira, fecham suas portas nos dois primeiros anos de vida. Isso demonstra a falta de controles contábeis que permitam ao empresário conhecer o seu negócio e saber se ele está proporcionando lucro ou prejuízo.

A alavancagem pode ser definida de várias formas na gestão de empresas, sendo a alavancagem financeira, uma das principais formas existente. Alavancagem financeira é a capacidade da empresa em utilizar-se de recurso de terceiros (empréstimos, debêntures, ações preferenciais etc.), maximizando os efeitos da variação do lucro operacional (LAJIR) sobre os lucros por ação dos proprietários de uma empresa.

A alavancagem financeira é o nível de endividamento utilizado para a maximização do retorno do capital investido. Uma empresa apresentará uma grande alavancagem financeira quando recorre a muitas fontes externas de recursos (endividamento), para financiar os seus ativos. O resultado de endividamento de uma empresa indica o seu grau de alavancagem financeira.

A expressão alavancagem financeira significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Segundo Matarazzo (1995), alavancagem financeira é “o efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas”.

A alavancagem financeira poderá permitir, num grau maior de utilização, que uma determinada empresa apresente maiores índices de lucratividade. Porém, o empresário deverá analisar e calcular a alavancagem financeira, pois grandes níveis de alavancagem também são sinónimo de maior risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (291.6 Kb)   docx (442.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com