TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno da globalização, nos campos econômico, cultural e político

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

O objetivo deste trabalho é abordar o fenômeno da globalização, nos campos econômico, cultural e político, inicia – se em meados do século XIX, destacando o capitalismo contemporâneo e o outsourcing onde grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo, ao qual se destaca várias empresas se aproveitaram para dar um upgrade em relação ao mercado.

2. Globalização

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. É oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias.

O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.

Com este fenômeno chamado de globalização, o capitalismo se transformou num sistema completo e maduro, uma vez que antes era completo apenas em relação a duas variáveis da órbita da circulação, o comércio mundial e a exportação de capitais. Ao se expandir por todo o planeta, o sistema capitalista unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas.

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. As transformações vão estabelecendo uma reconfiguração dos que vivem do trabalho, entre os quais se destacam a diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços, a subcontratação e a organização em rede. Mudanças que nem sempre significam uma valorização das ocupações. Pelo contrário, estão produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores.

2.2 Outsourcing

Embora seja um fenômeno que pode envolver todas as funções de uma empresa, muitas vezes o outsourcing tem sido definido principalmente com relação à área de TI. Mas, de forma mais ampla, o outsourcing pode ser definido como a transferência de atividades ou processos de diferentes funções para outras organizações. Assim, no outsourcing verifica-se uma relação de cliente e fornecedor. Contudo, na medida em que esta prática ganha em complexidade, esse relacionamento evolui para uma parceria, e não apenas uma relação de compra e venda.

Na literatura verifica-se também grande quantidade de estudos envolvendo o outsourcing offshore. Considerando-se o país de origem esta forma específica de outsourcing pode ser definida como a “realocação dos processos de negócios (incluindo produção, distribuição e serviços de negócios, bem como atividades centrais como pesquisa e desenvolvimento) para locações de baixo custo fora das fronteiras nacionais”. Entretanto, é importante destacar que existem outras variáveis ligadas ao outsourcing além da busca pelo menor custo, como, por exemplo, a busca por mão-de-obra qualificada. Além disso, para se configurar o outsourcing offshore, o fornecedor externo não pode ser uma subsidiária global da empresa cliente. Conforme o que está sendo objeto de transferência, o outsourcing sempre envolve um considerável grau de troca de informação, coordenação e confiança entre os dois parceiros. Em decorrência disso, as organizações devem analisar profundamente, antes de qualquer acordo, as atividades que serão objeto de terceirização, bem como as consequências de tal opção estratégica. As atividades mais adequadas para o outsourcing offshore são as que consomem tempo e estão claramente definidas como, por exemplo, call centers e suporte e sistemas de administração. Já atividades de negócios que são intimamente entrelaçadas com particularidades nacionais não são transferidas facilmente, quando isso é possível.

Ao fazerem uso do outsourcing as empresas (exemplo: Jabil Circuit; Nissan; Hyundai;HP, etc) têm como um de seus objetivos o aumento da competitividade frente às outras empresas, por meio do uso eficiente de seus recursos. Assim, a meta é fazer mais com menor uso possível dos recursos internos, procurando-se alcançar maiores retornos. Com o outsourcing, além da competitividade, as empresas conseguem obter maior flexibilidade para reagir às mudanças ambientais.

Quando cada empresa foca em suas próprias competências centrais, é possível alcançar maiores ganhos em eficiência e lucratividade. O outsourcing reduz a quantidade dos custos gastos em investimentos fixos que, com a volatilidade da demanda, poderia levar subutilização dos fatores produtivos. Por meio do outsourcing de alguma capacidade de produção a subcontratados, uma empresa pode ganhar flexibilidade suficiente para ser capaz de utilizar sua própria capacidade em um nível consistentemente alto .

Quando falamos de outsourcing, é inevitável abordarmos as vantagens e desvantagens associadas a este processo, e que estão na base da sua aplicabilidade. Assim, podemos referir desde já cinco grandes vantagens que fundamentam a escolha deste processo;

- A redução dos custos operacionais;

- Focar as atividades de gestão no core business;

- Acesso a recursos mais evoluídos tecnologicamente;

- Libertação de recursos internos para outros propósitos;

- Acesso a recursos não acessíveis internamente

Segundo (Antonucci,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com