TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro do Planeta

Por:   •  17/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS

Aluna: Vanessa Cristina Bernadi Garcia Nogueira, 3° Ano Ciências Contábeis.

Matéria: Gestão Ambiental

Professora: Raquel Prediguer

Tema: O Futuro Do Planeta, sustentabilidade e contabilidade.

Os assuntos ambientais estão crescendo em importância para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor, desenvolvimento de produtos, passivos legais e considerações contábeis. 

O que é sustentabilidade? É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência e Ser sustentável é ser socialmente justo, ser economicamente viável e ecologicamente correto, ou seja, são práticas corretas adotadas para formar uma melhor preservação ambiental e uma sociedade economicamente responsável. Trocando em miúdos: sustentabilidade é fazer uso dos recursos naturais de forma a permitir que as gerações futuras também possam usar. Hoje em dia, percebe-se que para satisfazer a necessidade atual de recursos, pode-se comprometer a satisfação de necessidades futuras, o que nos leva a pensar se a longo prazo conseguiremos suprir a demanda de alimentos, energia, combustíveis, etc.

Hoje muito se fala em sustentabilidade, mesmo assim o mundo ainda continua sofrendo as consequências das explorações que está levando a natureza ao colapso, inundações, extinções de espécies, escassez de água, grave questões de resíduos isto é os lixos que geramos. Mais do que destruir o planeta, nós estamos auto destruindo é necessário tomar uma atitude imediata diante desse quadro ameaçador e cabe as empresas grande parte da responsabilidades, precisamos usar os recursos naturais com inteligência para que eles não se acabem e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades das futuras gerações. Vejo que nós consumidores estamos bem mais informados e com consciência que reflete nas nossas escolhas de consumo e nas cobranças para que as empresas tenham responsabilidades para com a sociedade no local onde atua. Durante muito tempo acreditou se que a sustentabilidade custa caro ou que era para grandes empresas, mas essas ideias estão ultrapassadas, de olho no futuro os pequenos negócios estão descobrindo e demonstrando que ser social e ambientalmente responsável tem se tornado uma vantagem altamente competitivo, pois ao adotar práticas sustentáveis elas experimentam redução nos custos e atraem a preferência dos consumidores, assim passam a ter mais visibilidade e vantagem em relação a concorrência. Uma gestão sustentável tornou se parte fundamental do planejamento da empresa que quer garantir seu futuro e seu sucesso ao mesmo tempo que é um desafio representa novas oportunidades de negócio e crescimento, ganha o meio ambiente, ganha a sociedade e ganha a economia também. Mas a pergunta é, como praticar a sustentabilidade? Tem umas praticas que são bem conhecidas como, coletas e descartes adequados de resíduos, uso eficiente da água, energia, matéria prima e suprimentos, além da opção por fornecedores e produtos certificados, são atos que fazem parte da rotina de muitas empresas e já entra em bons resultados.

O fato é que as empresas estão cada vez mais pressionadas pela sociedade para agregar o desenvolvimento sustentável em suas atividades e processos. Neste contexto, a chamada Contabilidade Ambiental ganha maior aceitação, dentre vários outros motivos, pelo fato da contabilidade ser essencial para qualquer negócio.

A contabilidade ambiental surge em meio a esse cenário como uma força extra entre outras inúmeras iniciativas que caracterizam um amadurecimento desse tipo de reflexão. Trata-se do ramo da contabilidade em que são registrados e controlados dados correspondentes a ações da empresa que afetam o meio ambiente. Esse relatório funciona como um registro do patrimônio ambiental, apontando monetariamente os benefícios, prejuízos e resultados da exploração do meio ambiente. Os profissionais de contabilidade podem atuar nesse ramo de atividade propondo modelos para as empresas, de modo a incentivar a implementação de gestões mais voltadas ao aspecto ambiental, apresentando métodos ou sistemas para a contabilização das ações. É possível ainda atuar gerindo e disponibilizando informação monetária sobre as condições ambientais que afetam a situação patrimonial da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com