TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gigante do Tempo

Por:   •  11/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Gigantes da indústria

A série se inicia com a morte de Abraham Lincoln no qual o Estados Unidos passava por um conflito (Guerra Cívil) que separava a população neste período a visão do país muda totalmente, para o controle de novos representantes (líderes) com pensamentos mais amplos e de visão sistêmica para o crescimento e mudanças do país. Cornèlio Vanderbilt é o primeiro Jovem a analisar essa nova oportunidade de crescer, com isso ele compra um pequeno barco que navegava pelas águas do porto de Nova York e com esse pequeno investimento com o passar do tempo consegue se tornar dono de frotas de embarcações de carga de passageiros. Anos mais tarde Vanderbilt cria o maior império de navegação do mundo e no final da Guerra Cívil se torna o homem mais rico dos EUA.

Cornélio tinha o objetivo de crescer sozinho e não abrir espaços para concorrência, dono da principal linha de ligação de Nova York ao interior, resolve então fecha- lá para impedir o acesso de seus concorrentes e assim faze-los desistir. Anos depois busca reconhecimento mundial e assim cria mais três linhas ferroviárias. Por tanta ambição pelo dinheiro Cornélio passa por diversos conflitos que o faz perder cerca de 7 milhões de dólares e assim recorrer a ajuda de um jovem chamado John D. Rockefeller para se erguer novamente em seus negócios.

Um dos mais novos empreendedores que iria nascer é o Jovem John D. Rockefeller, de crenças religiosas, jovem batalhador que desde cedo ajudou sua família, então pensou em abrir um negócio para poder crescer profissionalmente.  Certo dia Rockfeller em culto em sua igreja, todos presentes no culto ouvem um barulho muito intenso, sendo assim todos saem para ver o que está acontecendo e então percebem que haviam encontrado petróleo em Ohio, John logo viu uma oportunidade enorme de Investimento e sem dúvidas iria fazer crescer sua simples empresa, com uma brecha lançada pelos perfuradores do local ele percebeu que muita matéria prima era desperdiçada e então com o investimento conseguiu se tornar o melhor empreendedor do país. Com o pouco que tinha conseguiu abrir sua primeira refinaria e então alavancar em sua carreira, após este feito Rockfeller recebe uma proposta de Vanderbilt que lhe sugere distribuir o petróleo por todo o território nacional, mas consegue contornar a situação conseguindo novos investidores para a sua empresa a Standart Oil.

Iniciando com o sepultamento de Thomas Scott, o episodio três começa a contar a historia de Andrew Carnegie na indústria. Carnegie iniciou aos 12 anos de idade como assistente pessoal de Scott em uma Cia ferroviária sendo promovido aos 24 de idade como diretor da companhia. Em 1868, o plano era: construir uma ponte (Saint Louis Misok) em que ligasse o leste e oeste, porém, ele devia procurar um material que fosse resistente tanto ao peso que poderia ser transportado através da ponte como as fortes correntes do rio Mississipi, onde ele apenas encontrou no aço. Então, devido a alto custo desse material, o próprio procurou achar uma maneira em que não custasse tão caro e que ele houvesse uma produção em massa.
Em 1893, e já com os materiais necessários em mãos, dá início à construção. Contudo, com os altos custos dos materiais, adquire dívidas e começa a receber notificações de seus fornecedores, sendo obrigado a interromper a construção. Porém, recorre a investidores, conseguindo recomeçar a sonhada construção de sua ponte finalizando em quatro anos. Para convencer os cidadãos quanto à segurança da ponte, Carnegie usa um elefante para atravessa-la, como um sinônimo de que se um animal de grande porte consegue ultrapassar, logo a mesma aguentará o peso da população. Quando os famosos empresários da época descobrem sobre este ato, Carnegie começa a receber pedidos de companhias que necessitam de seu aço para suas ferrovias, mas como não tem verba, recorre ao seu mentor, Scott e constrói a 1ª fábrica de aço fabricando cerca de 225 toneladas por dia, conseguindo fazer sua própria fortuna.
Com a grande procura pelo aço entre os ferroviários, Rockfeller vê uma oportunidade em assim vender suas cargas e tenta negociar preços para transportá-las, mas infelizmente não obtêm sucesso. Porém, Scott necessita do petróleo, e como não consegue, não conseguindo recuperar o seu negócio e acaba falecendo. Andrew Carnegi  e j com seus investimentos em companhias férreas escassos, vê a cidade crescendo e resolve investir em edifícios e estruturas metálicas para os mesmos, se tornando um dos mais ricos da América.
Em 17 de Outubro de 1885, ao seu deparar no jornal em que Rockfeller tem uma fortuna sete vezes superior a sua, Carnegie liga para Henry Frick, que aos 30 anos é o maior fornecedor de carvão do meio oeste, efaz uma parceira junto a ele. Após dois anos os lucros dobram, e resolvem comprar fábricas em Ohio e Pensilvânia. Carnegie então concede à Frick o cargo de presidente da Cia. Frick, resolve comprar terras nas colinas de Petersburgo e constrói o clube South Park onde é possível nadar e pescar. Porém, para poder criar o centro recreativo, Frick assume total controle da represa de South Park, mesmorecebendo alertas de moradores dizendo que poderá ocorrer uma tragédia, Frick resolveu ignorar os avisos e não reforçar a represa. E em um dia de chuva torrencial, a represa se rompeu alagando o vale onde inúmeros trabalhadores moravam. Causando a morte de mais de duas mil pessoas, destruição de casas sendo evidenciado no inicio do episodio quatro. Com isso, inúmeras pessoas ficam revoltadas eprocuram um culpado por toda essa situação. Porém, a maior parte da culpa cai em cima dos membros do South Fork Hunting and de Fishing Club, que negam. Mesmo assim, um processo acabou sendo gerado e todos foram considerados culpados por assassinato com relação à tragédia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com