TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Investimento Sócio-Ambientais E Desempenho: Um Estudo Em Empresas Listadas Na B3

Por:   •  10/8/2023  •  Dissertação  •  7.428 Palavras (30 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 30

INVESTIMENTO SÓCIO-AMBIENTAIS E DESEMPENHO: UM ESTUDO EM EMPRESAS LISTADAS NA B3

RESUMO: O conceito de empresa socialmente responsável cada vez mais tem chamado a atenção da sociedade, do mercado e da academia. Uma empresa sustentável é aquela que visa ao lucro, mas que considera em suas dimensões econômica, social e ambiental a redução do impacto negativo de suas atividades. A presente pesquisa teve por objetivo comparar o desempenho financeiro das empresas socialmente responsáveis com as não e, como proxy para empresas socialmente responsáveis, utilizou-se as empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A amostra foi composta por dez empresas segregadas em dois grupos: empresas sustentáveis (pertencentes ao ISE) e não sustentáveis (não pertencentes). Buscando atingir o objetivo proposto, compararam-se os indicadores de rentabilidade/lucratividade com o endividamento das empresas. Os resultados apontam que as empresas sustentáveis tiveram rentabilidade maior que as não sustentáveis, demonstrando que investimentos nas áreas sociais e ambientais são um diferencial competitivo.

Palavras-chave: Indicadores econômicos. Sustentabilidade. Bolsa de valores.

ABSTRACT: The concept of socially responsible enterprise increasingly has attracted the attention of society, the market and the academy. A sustainable company is one that aims for profit, but which considers in its economic, social and environmental dimensions, reducing the negative impact of their activities. The present research had the objective of comparing the financial performance of socially responsible companies with the not, as social proxy for socially responsible people was used as participating companies the business sustainability index (BSI). The sample consisted of ten companies segregated into two groups: sustainable companies (belonging to the BSI) and unsustainable ( not belonging). In order to reach the proposed objective, the indicators of profitability / profitability were compared with the companies' indebtedness. The results show that the sustainable companies had a higher profitability than the unsustainable ones, demonstrating that investments in social and environmental areas are a competitive differential.

Keywords: Economic indicators. Sustainability. Stock exchange.

INTRODUÇÃO

Responsabilidade Social (RS) é um conceito amplo, difuso e controverso que aos poucos foi disseminado internacionalmente, principalmente por instituições anglo-americanas após sucessivas crises do capitalismo neoliberal ocidental comandado pelos Estados Unidos da América (EUA) (SAUERBRONN; FARIA, 2017; MARENS, 2013). Esse pluralismo teórico e conceitual tornou-se um obstáculo à pesquisa e prática de responsabilidade social em grandes corporações (MARENS, 2004; SAUERBRONN; SAUERBRONN, 2011; MORICEAU; GUERRILLOT, 2012).

Para Sousa e Sugahara (2015), o conceito de Responsabilidade Social consiste no grau em que os administradores de uma organização realizam atividades que protegem e melhoram a sociedade para atender aos interesses econômicos e técnicos da organização. O exercício da Responsabilidade Social sugere às empresas a prática de atividades que resultem em benefícios para a sociedade, ainda que elas não contribuam de forma direta para o aumento da lucratividade da empresa.

Silva e Mazzioni (2016) ressaltam que o conceito de Responsabilidade Social abrange também o aspecto ambiental e sugerem que o termo correto deveria ser Responsabilidade Socioambiental e dessa forma a Responsabilidade Social deve ser considerada como um compromisso contínuo, um comportamento responsável, voltado para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. A empresa deve observar seu papel na agregação de valores, de forma a contribuir para uma sociedade melhor, com respeito a padrões éticos, um meio ambiente mais limpo, podendo satisfazer as expectativas econômicas, sociais e ambientais das distintas partes interessadas (XAVIER, 2011).

O tema Responsabilidade Social, além de discutido no âmbito teórico, também é observado pelo mercado, fato comprovado pela criação, em 2005, pela antiga BM&FBOVESPA, atual B3 e outras entidades, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O ISE consiste em um indicador composto de ações emitidas por empresas que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. O ISE é uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na bolsa de valores sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa (BM&FBOVESPA, 2012).

Segundo Carvalho Filho et al. (2018), o ISE da B3 compara as empresas listadas na bolsa quanto à sustentabilidade empresarial para detectar as empresas compromissadas com o desenvolvimento sustentável.

A partir do problema exposto, tem-se como objetivo deste artigo comparar o desempenho financeiro das empresas do grupo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com empresas que não estão inseridas nesse grupo.

A presente pesquisa está dividida em quatro partes principais. A primeira consiste na revisão da bibliografia do tema, seguida do tópico pertinente à metodologia utilizada na pesquisa. Na sequência, apresenta-se a análise dos dados coletados no estudo, onde foram comparadas a rentabilidade/lucratividade e o endividamento das empresas que compõem a amostra. O último tópico as considerações finais da pesquisa.

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Responsabilidade Social Corporativa e investimentos socioambientais

O termo Responsabilidade Social (RS) começou a ser discutido no início do século XX. Os elevados lucros dos empresários e a atuação monopólica despertavam o descontentamento da sociedade, que discutia sobre uma distribuição mais justa das riquezas. O conceito de responsabilidade social é construído com base nos princípios básicos da filantropia, onde as empresas eram incentivadas a ajudar os desfavorecidos. O conceito também foi associado às obrigações de produzir bens e serviços úteis, gerar lucros, criar empregos e manter a segurança no ambiente de trabalho (FARIA; SAUERBRONN, 2008).

Embora a RS tenha sua origem no início do século XX, um significado mais amplo da Responsabilidade Social surgiu em 1979, quando Carroll (1999) preconizou um modelo que inclui quatro tipos básicos de expectativas que refletem a visão de Responsabilidade Social: econômica, legal, ética e discricionária. Sob uma dimensão econômica, espera-se que as empresas gerem lucros; sob o aspecto legal, que obedeçam às leis e diretrizes (condição necessária para o sucesso empresarial); sob a dimensão ética, espera-se que as entidades assumam uma postura ética nas suas relações empresariais e profissionais; e a dimensão discricionária que representa as ações tomadas pelas organizações e os papéis voluntários que elas assumem, na qual a sociedade não provê uma expectativa clara e precisa, como nos outros componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (584 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com