TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Investindo no mercado de capital

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

              FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ [pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

          Alex Gomes da Silva                RA: 1299923712

        Joelma Andrade S. Lima           RA: 1299923735

          Lilian Gabriela Savi                  RA: 2504090642      

          William Mendonça Loredo       RA: 1299923726

Instituições Financeiras e Mercados de Capitais

Professora: Ilza Marques Lima

Sumaré, 26 de novembro de 2014

Introdução:

Nesta atividade pratica supervisionada, iremos ingressar no mundo do mercado de capitais, avaliando os lados positivos e negativos pelos quais estamos sujeitos, abrangendo  os diversos tipos de investimentos e aprimorando conhecimento em relação aos mesmos.

Investindo no mercado de capital:

Pode se dizer que Mercado de capitais é um sistema de distribuição dos valores mobiliários de uma empresa, com a intenção de proporcionar liquidez aos títulos de emissão das mesmas,  viabilizando seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Seus principais títulos negociados são:

  • Ações: representam o capital da empresa
  • Debêntures: empréstimos tomados, via mercado, por empresas
  • Commercial papers : permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico.

Para ingressar com sucesso no mercado de capitais é necessário seguir algumas dicas, tais como:

- Estudar, entender sobre o assunto dos investimentos e os riscos e vantagens oferecidos pelo mesmo.

- Analisar se o banco, corretora ou clube de investimento escolhido possui uma boa reputação no mercado.

- Estudar o potencial de ganho futuro da empresa que pretende investir, analisando suas perspectivas de desempenho, e as perspectivas do seu ramo de atuação.

Vantagens e Desvantagens, Sociedade Anônima x Sociedade Simples

Uma sociedade limitada (LTDA) também conhecida como  Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada, trata-se de empresas nas quais possuem sócios que investem uma determinada parte do capital total destinado à empresa e a responsabilidade de cada um é equivalente  o valor investido, ate mesmo  em caso de dívidas.

A Sociedade Anônima são as empresas em que seu capital é dividido em ações que são negociadas no mercado financeiro através de três as formas: Capital Aberto, Capital Fechado e Debênture .

Sociedade anônima de um modo geral é mais complexa, devido ao seu alto custo para ser implantanda e também para se manter, consequentemente duas obrigações perante a lei são mais numerosas também essas desvantagens ficam evidentes em relação a uma sociedade Ltda. Porém no caso de sociedade anônima com capital aberto, a empresa terá importantes mecanimos para captação de recuros, como emissão de ações e debêntures. Sendo assim apesar das desvantagens e maior dificuldade para abrir uma S/A, como contrapartida a tais desvantagens a empresa encontrará no acesso ao mercado e publico investidor, sua maior vantagem.


         Sociedade Limitada, aquelas vantagens e desvantagens demonstradas para sociedade anônima tornam-se desvantagens e vantagens sucessivamente, para as sociedades limitadas. A maior facilidade, rapidez e menor custo são as maiores vantagens deste tipo de sociedade. Porém, caso necessite de captação de novos recursos, ao contrário da sociedade anonima que pode utilizar a emissão de ações, no caso da sociedade limitada para novos recursos a mesma deverá faze-lo atraves de linhas de créditos e financiamentos comuns, que na maioria das vezes com juros mais elevados.


Debêntures

Debentures são valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazo que asseguram a seus detentores direito de crédito contra a companhia emissora.Para que uma empresa possa emitir debêntures públicas é necessário estar registrada na CVMcomo empresa com capital aberto

 

É também uma ferramenta para captar recursos no mercado de capitais, nos quais as empresas utilizam para financiar seus projetos, gerencias dívidas, novos investimentos e etc..Cada debênture emitida representa uma parte do total da dívida contraída pela companhia no ato da emissão, e pode ser negociada no mercado secundário. Apesar de serem classificadas como títulos de renda fixa, as debêntures podem ter características de renda variável, como prêmios, participação no lucro da empresa ou até mesmo conversibilidade em ações da companhia.

Existem dois tipos de debêntures, são eles:

  • Conversível: no vencimento, é possível trocar as debêntures por ações de emissão da empresa no mesmo valor das debêntures que possui, conforme estabelecido na escritura de emissão das debêntures;
  • Simples: neste tipo de debênture o resgate só pode ser feito em recursos financeiros.

As  debêntures podem ser assim classificadas:

 Com garantia real: Garantidas por bens que integram ativo da empresa emissora, ou de terceiros, sob a forma de hipoteca, penhor ou anticrese;

Com garantia flutuante: Assegurando o privilégio geral em relação ao ativo da empresa emissora, em caso de falência. Os bens objeto desta garantia não ficam vinculados à emissão, possibilitanbdo à emissora dispor desses bens sem a prévia autorização dos debenturistas;

Quirografária ou sem preferência: Não oferecem privilégio algum sobre o ativo da emissora, concorrendo em condições iguais com demais credores quirografários, caso a companhia venha a falência;

 

Subordinada: Na hipótese de liquidação da companhia, oferecem preferência de pagamento tão-somente sobre o crédito de seus acionistas.

Companhia Aberta

Conforme vão crescendo, as empresas precisam de dinheiro para financiar seus projetos de desenvolvimento, investir na produção, construir novos parques industriais ou para inovação tecnológica. Uma das maneiras de obter esses recursos é tornar-se uma companhia aberta. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. Investindo no mercado de capitais, o investidor tem a possibilidade de formar patrimônio para o futuro e, ao mesmo tempo, fornecer recursos para o crescimento das empresas. Com mais recursos, as empresas podem aumentar sua produção, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com